Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação ajuda a diagnosticar o perfil e a evolução de graduandos
Início do conteúdo da página

Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação ajuda a diagnosticar o perfil e a evolução de graduandos

Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 15h09

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis - Fonaprace estão realizando a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais.

A participação dos graduandos é fundamental para o diagnóstico de como está constituído o corpo discente das universidades brasileiras e gerar subsídios para políticas públicas voltadas para a educação, além de auxiliar as instituições no levantamento das demandas de assistência estudantil. Além de contribuir para melhorias no ensino, a consulta reforça a importância das universidades públicas e gratuitas como instituições que produzem conhecimento de forma diversa, inclusiva e plural.

Estudos anteriores, também realizados pela Andifes, mostram a evolução do perfil dos graduandos, considerando o Sistema Unificado de Seleção – Sisu, com o ENEM, a criação de mais de 300 campi no interior do País e a Lei de Cotas, criada em 2013, e que garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras. O número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014. Juntos, negros e pardos já representavam, há três anos, 47,5% do total de estudantes das universidades federais do Brasil.

Os outros levantamentos feitos pela associação mostram, ainda, que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda per capita de até 1,5 salários mínimos. Os dados desmistificam a ideia de que os alunos de universidades públicas pertencem às camadas sociais com rendas altas.

Para que esses dados sejam atualizados, faz-se necessário que todos os alunos preencham e enviem o formulário, disponível no link.

Mais informações: 

Acesse o formulário 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página