HC-UFTM triplicou cirurgias eletivas de garganta, nariz e ouvido
O número de cirurgias de garganta, nariz e ouvido mais que triplicou no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em 2017, com relação ao ano anterior: de 33 para 106. A informação foi apresentada dia 27 de fevereiro, durante o 2.º Encontro do Núcleo de Controle e Acompanhamento de Procedimentos Eletivos - Nucape.
Para José Humberto Oliveira, coordenador do Núcleo, o sucesso está em dinamizar etapas como reserva de leitos, agendamento de exames pré-operatórios e autorização da guia de internação. “Reduzimos o tempo de espera de até cinco anos para quatro meses e meio”, comemora. Hoje, a fila é composta por dez crianças e 24 adultos.
A parceria entre a especialidade de otorrinolaringologia e o Nucape começou em dezembro de 2016, relembra Oliveira, favorecendo, logo de início, a produtividade. “De janeiro a novembro havia ocorrido 18 procedimentos. Somente no último mês de 2016, foram 15 adicionais”, compara.
Subordinado ao Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HC, o Núcleo tem como objetivo agilizar o agendamento e a realização de exames pré-operatórios solicitados pelas unidades ambulatoriais, além de outras medidas de apoio.
Participaram do Encontro do Nucape trabalhadores das áreas assistencial e administrativa do HC; a gerente de Atenção à Saúde, Geisa Perez Medina Gomide; a gerente Administrativa, Maria Cristina Strama; a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Ivonete Helena Rocha e o chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde, Edward Meirelles de Oliveira.
Fonte: Unidade de Comunicação HC-UFTM
Redes Sociais