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Alunos

IELACHS realiza aula inaugural sobre universidade inclusiva

Publicado: Segunda, 05 de Março de 2018, 11h16

 

A aula inaugural do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências humanas e Sociais – IELACHS/UFTM, 2018-1, visa tocar em questões fundamentais para a formação de futuros profissionais e, principalmente, aos docentes que hoje recebem em suas salas de aulas pessoas com necessidades educacionais especiais. Professores e alunos da UFTM são convidados para a aula que será realizada no dia 8 de março, às 19 horas, no auditório Esmeralda, no Prédio da Reitoria.

A professora convidada para proferir a aula inaugural “O professor e o compromisso com a inclusão” é Aída Teresa dos Santos Brito, doutora em Educação pela UFPI; mestre em Educação; psicóloga e psicopedagoga; especialista em Terapia Analítico Comportamental Infantil; especialista em Análise Aplicada do Comportamento (ABA) voltada para aprendizagem (em curso) e especialista em Educação Especial e Inclusiva. É também membro do NATEA - Núcleo de Apoio ao Transtorno do Espectro Autista (Regional Triângulo Mineiro), membro da LUAC (Liga Uberabense de Estudos em Análise do Comportamento – MG) e coordenadora Regional da ABPMC – Associação Brasileira de Medicina e Psicologia Comportamental.


De acordo com os organizadores, a escolha do tema se deu porque por muito tempo as pessoas com necessidades educacionais especiais foram excluídas do sistema de educação formal. Eram inseridas em instituições despreparadas, que as colocavam num universo educacional segregante. E nos dias atuais, no Brasil, a Política Nacional de Inclusão visa garantir o acesso dessas pessoas à educação comum. Entretanto, o acesso pressupõe não só a entrada, a matrícula, mas também a permanência e a obtenção de uma formação satisfatória. O que exige das instituições de ensino a efetivação de ações que visem ao acolhimento, à acessibilidade, à permanência, à adequação de conteúdos e à avaliação diferenciada, dentre outros.  “Nesse sentido, a universidade ocupa duplo lugar, pois recebe alunos com necessidades educacionais especiais e forma profissionais que precisarão compreender os direitos da pessoa com necessidades educacionais especiais. A UFTM especificamente forma profissionais fundamentais (professores, psicólogos, assistentes sociais, médicos, terapeutas ocupacionais, dentre outros) à efetivação das políticas que garantam os direitos, previstos em leis, desse público”.

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