Sistema Eletrônico de Informações completa 7 meses com bons resultados
Nesta quarta-feira, 2, o Sistema Eletrônico de Informações – SEI completou sete meses desde sua implantação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Dados do Comitê de Gestão e Acompanhamento do Sistema Eletrônico de Informações - CGASEI, responsável pela gestão do sistema, mostram que a comunidade UFTM e usuários externos estão cada vez mais familiarizados com a ferramenta que tem como proposta agilidade na tramitação dos processos, desburocratização do processo administrativo, transparência das ações institucionais e a redução de custos.
O SEI foi implantado na UFTM em 2 de outubro de 2017, desde então, todos os processos passaram a ser abertos e tramitados pela ferramenta. Para sua implantação foram criados grupos de trabalho. Foi realizada a capacitação de 18 treinadores que posteriormente realizaram treinamentos com cerca de 250 multiplicadores de diversos setores da instituição. Treinadores e multiplicadores atuam no atendimento, orientação e suporte dos usuários. Além disso, foi criado o Serviço de Gestão de Documentos, que, dentre outras atribuições, coordena a gestão do CGASEI, encarregado pela gestão da ferramenta, e uma página do SEI em que constam os documentos de orientação aos usuários como um guia prático, além de aulas e módulos de treinamento do SEI.
De acordo com o Serviço de Gestão de Documentos até o momento foram registrados os seguintes dados:
Documentos Gerados: |
6.220 processos 3.773 processos em tramitação 26.106 documentos gerados 15.087 documentos externos recebidos |
Tipos de documentos gerados: |
9.610 despachos 6.995 memorandos 2.504 e-mails |
Tipos de documentos recebidos: |
793 portarias 791 declarações 491 orçamentos |
A implantação de um sistema eletrônico de informações é uma ação em andamento em diversas instituições públicas no país. A medida visa atender ao Decreto 8.539, de 8 de outubro de 2015, que traz a obrigatoriedade do uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no setor público. Na UFTM, a ferramenta escolhida para esse processo foi o SEI, ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4 e cedida gratuitamente para instituições públicas.
Fotos: arquivo UFTM
Redes Sociais