Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Agita Campus oferece atividade física para estudantes da UFTM

Agita Campus oferece atividade física para estudantes da UFTM

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 16h43

Aula de Pilates

Projeto Agita Campus oferece uma série de atividades físicas direcionadas aos estudantes da UFTM.

As aulas, ministradas por alunos dos cursos de Educação Física, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, acontecem de segunda a quinta-feira, no horário de 17h40 às 18h30, no saguão do prédio dos Institutos - Centro de Pesquisas Professor Aluízio Rosa Prata -, com atividades de Pilates e Treinamento Funcional na segunda-feira; Alongamento e Funcional na terça-feira; Dança e Alongamento na quarta-feira, Yoga  e Isostretching com funcional, na quinta-feira.

Para fazer inscrição os estudantes devem enviar email para as coordenações dos cursos ou inscreverem-se diretamente com os professores do Projeto, de segunda a quinta-feira, no local e horário da atividade.

Segundo a professora Suziane Peixoto dos Santos, o projeto Agita Campus teve início em maio de 2018, e por meio das atividades ministradas foi observado um grande engajamento dos estudantes devido a possibilidade de realizar uma atividade física nas próprias instalações da UFTM. "Os benefícios emocionais, sociais e físicos já começam a aparecer. Os relatos dos estudantes são muito positivos, atendendo, portanto, às nossas expectativas. Esperamos fortalecer o projeto a cada dia mais e aumentar ainda mais a adesão", afirma.

O Agita Campus, coordenado pela professora Suziane Peixoto, da Educação Física, e pela psicóloga Aparecida Beatriz de Oliveira, do Núcleo de Assistência Estudantil em Saúde - NAES, visa proporcionar à comunidade estudantil um espaço público para a experimentação de práticas corporais, visando a promoção da saúde, a socialização e o aprimoramento das capacidades físicas; estimular a prática de exercícios físicos de modo a tornar-se um hábito de vida e não uma obrigação prescritiva; orientar sobre os pressupostos de um estilo de vida saudável; aprimorar a aptidão física relacionada à saúde (força muscular, resistência cardiovascular, mobilidade e ritmo); verificar se os participantes identificam alterações em relação ao seu corpo ao participar do projeto; prover um ambiente de práxis educativa para discentes da UFTM; e dar oportunidade ao aluno bolsista de observar, planejar, ministrar e refletir sobre as aulas ministradas, aproximando teoria e prática em sua formação.