Décima Turma de Medicina comemorou Jubileu de Ouro
Patrono da Turma, Homenageado Especial e a reitora da UFTM descerram a placa comemorativa
Na última sexta-feira, 16, a 10ª turma do Curso de Medicina da UFTM comemorou o Jubileu de Ouro com o descerramento de placa comemorativa e o plantio de uma árvore no prédio Central da Universidade, conhecido como Campus 1.
A solenidade comemorativa contou com a presença da reitora pro tempore da UFTM, professora Ana Lúcia de Assis Simões, do pró-reitor de Extensão Universitária, professor Thiago Henrique Correa Barnabé, do patrono e do homenageado especial da Turma, professores Mauro Francisco Guerra Terra e Paulo Miguel de Mesquita e a presença de familiares.
A 10ª Turma ingressou no ano de 1963, na então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, quando era diretor o professor Edmundo Chapadeiro (1962-1965). A solenidade de colação de grau aconteceu em 17 de dezembro de 1968, no salão do Cine Metrópole, sob a presidência do diretor, professor Eduardo Velloso Vianna, e foi paraninfo o professor Edson Reis Lopes, falecido em 2009.
Professor Guerra, reitora Ana Lúcia, e professores Paulo Mesquita e Carlos Dib
O professor Carlos Antonio Dib, que integrou o quadro docente da Universidade e foi vice-diretor da Instituição, falou em nome da Turma relembrando passagens que marcaram a vida acadêmica dos 84 integrantes, desde o primeiro dia, 1º de março de 1963. Para ele, “a 10ª Turma foi totalmente diferenciada, revolucionou a Escola, fizemos presente desde a entrada até o final, inclusive hoje, fazendo uma coisa inédita: vamos plantar uma árvore.” E ressaltando o slogan do Jubileu, “Fazemos parte dessa história”, relembrou os primeiros anos, quando o prédio que era uma cadeia pública passou a abrigar o curso de Medicina, e os alunos conviviam com os presos, para os quais a Turma trazia lanche e revistas aos domingos; a Operação Med, de reforma da Faculdade. “Foi uma luta. Saímos várias vezes pelas ruas pedindo mantimentos, medicamentos, dinheiro e roupas. Começávamos na praça Dom Eduardo e descíamos para o Centro da cidade e ajudamos a Santa Casa a sobreviver”, lembrou. Na sua fala, Carlos Dib agradeceu e ressaltou a formação que receberam dos professores, o que proporcionou a cada um uma atuação profissional dignificando o nome da Faculdade.
O professor Paulo Mesquita falou da sua felicidade em estar presente e compartilhar deste momento com a Turma. “Ver tantos colegas felizes que passaram por essa Faculdade e são exemplo de Medicina no país”. O professor Guerra, relembrando tanto fatos da época destacou a formação de qualidade proporcionada.
A reitora Ana Lúcia afirmou ser uma honra e alegria receber os egressos da 10ª Turma, participar do momento comemorativo e ver a paixão, a dedicação, o reconhecimento e a gratidão que todos demonstram pela instituição de formação. A Reitora relembrou suas palavras por ocasião da sua posse. “Lembro bem minhas que era uma responsabilidade muito grande, a primeira mulher, a primeira profissional não médica a assumir a direção da Instituição, e eu faria de tudo para continuar o trabalho realizado, espelhando no exemplo dos que me antecederam e muito gloriosamente construíram essa Instituição”. Para a professora Ana Lúcia que está encerrando seu mandato, esse momento faz parte dessa finalização. “É muito emocionante ver o carinho e a dedicação de vocês, depois de tantos anos retornarem aqui com esse entusiasmo”.
A solenidade foi encerrada com o plantio de um exemplar de pau-brasil e o registro da tradicional foto nas escadarias do prédio histórico da Instituição.
Confira mais fotos da solenidade.
Fotos: Claudio Freitas
Turma de 1988 da Medicina comemorou 30 anos
Na mesma data, 16 de novembro, a 30ª Turma de Medicina também esteve presente na Universidade para comemorar os trinta anos da colação de grau, ocasião em que descerraram a placa da Turma e fizeram a foto tradicional nas escadarias. A reitora da UFTM, professora Ana Lúcia, recebeu os egressos e participou do momento do descerramento.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais