Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto da UFTM de despoluição de rio é selecionado por edital de empresa de fertilizantes
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Projeto da UFTM de despoluição de rio é selecionado por edital de empresa de fertilizantes

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 08h40


Projeto de pesquisa coordenado pela professora Patrícia Diniz, do aluno Paulo Sérgio de Vicente Júnior, foi contemplado no Edital da Água

O projeto de pesquisa “Tratamento de sub-bacias do Rio Uberaba utilizando Moringa oleifera com foco na remoção de metais pesados e turbidez”, do aluno do curso de Engenharia Ambiental da UFTM, Paulo Sérgio de Vicente Júnior, coordenado pela professora Patrícia Diniz, foi um dos dez projetos contemplados pelo primeiro Edital da Água, da empresa Mosaic Fertilizantes.

A iniciativa irá apoiar organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior que tenham ações voltadas à gestão e disponibilidade de água. A empresa recebeu quarenta e quatro inscrições dos diversos municípios onde atua.


Equipe que irá colocar o projeto em prática

A premiação do projeto foi um recurso no valor de R$ 32.000,00 que será disponibilizado conforme o cronograma de execução. O projeto será colocado em prática pela equipe da UFTM, que conta com mais quatro docentes da Engenharia Ambiental (Ana Carolina Anhê, Ana Paula Senhuk, Diego Lemos e Bruna Cabral), com a servidora técnico-administrativa Vanessa Melo e mais dois discentes, Thais Placedino e Nathalia de Lima. “Eu espero montar uma equipe multidisciplinar para estudar os efeitos ecotoxicológicos e hidrodinâmicos dos corpos hídricos. Além de atuar na bacia hidrográfica em que estamos inseridos, podemos realizar pesquisa de qualidade na Instituição”, afirmou Patrícia.

Paulo soube do edital pelas redes sociais. “Naquele momento, eu estava (e ainda estou cursando) a disciplina Fundamentos de Recursos Hídricos, ministrada pela professora Patrícia. Fiquei muito empolgado e chegando à aula fui diretamente conversar com ela para me auxiliar na elaboração de um projeto”, revelou o aluno.

A ideia do tema do projeto partiu, exclusivamente, da professora Patrícia. A docente já havia testado a eficiência da Moringa oleifera em um desafio proposto por outra empresa de Uberaba, na Semana da Engenharia Ambiental da UFTM em 2017. Ela foi vencedora porque conseguiu tratar um efluente industrial de forma natural em 30 minutos. A partir de então, ansiava por trabalhar com projetos da mesma linha de pesquisa.

O projeto

Aluna da UFTM coleta amostra do Corrego das Lajes, afluente do Rio Uberaba
Aluna da UFTM coleta amostra do Córrego das Lajes, afluente do Rio Uberaba (foto: Divulgação/UFTM)

 

O rio Uberaba é o principal corpo hídrico de Uberaba, cruzando o município no sentido leste e oeste. É também o corpo receptor da maior parte dos despejos urbanos e industriais in natura do município. Na procura de alternativas para despoluir águas contaminadas com metais pesados e que possuem turbidez elevada, tem-se utilizado técnicas de biorremediação, ou seja, de descontaminação, limpeza e purificação de áreas contaminadas. Estudos mostraram que a espécie vegetal Moringa oleifera vem se destacando como um material promissor no tratamento de água, devido às propriedades absortivas e coagulantes que suas sementes possuem.

Semente da espécie vegetal Moringa oleifera

O projeto será desenvolvido em uma sub-bacia do Rio Uberaba, localizada abaixo da ponte de acesso à Universidade e à nova unidade da Mosaic, o Centro de Soluções Compartilhadas.

Os principais impactos sociais esperados são: propiciar maior acesso a fontes de água com boa qualidade para a população, ampliação de áreas de lazer e bem-estar, conservação do patrimônio municipal e capacitação de estudantes e profissionais envolvidos.

Fotos: Marco Clemente/UFTM

Fim do conteúdo da página