Projetos da UFTM são aprovados na Chamada Santos Dumont da Fapemig
Dois projetos de iniciação tecnológica desenvolvidos por professores da UFTM acabam de ser aprovados no Programa Santos Dumont da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig. Nesta edição do programa foram aprovados 28 projetos de diferentes universidades mineiras em diversos segmentos, seja na área de engenharia ou área tecnológica para competições e divulgações científicas. A chamada do Programa Santos Dumont tem como objetivo financiar projetos que permitam estudantes aplicar as teorias aprendidas em sala de aula em projetos de cunho prático e/ou participar de competições tecnológicas de caráter educacional.
O Zebu Baja, coordenador pelo professor do Curso de Engenharia Mecânica da UFTM, Marcos Massao Shimano, foi um dos projetos aprovados na Chamada do Programa Santos Dumont e receberá R$67.479,60 em recursos que serão investidos na construção de dois protótipos e nas competições que a equipe participa pelo país. “Este recurso irá contribuir muito com a evolução da equipe. Estamos em plena construção do novo veículo para participar da próxima competição que será em março de 2020. A equipe está investindo em novas tecnologias de fabricação e materiais para melhorar a eficiência do veículo. E este recurso irá contribuir diretamente com a possibilidade de aplicar na prática todos os estudos e análises que foram e que estão sendo realizados”, explicou o professor.
O projeto de Estações Meteorológicas em escolas públicas baseadas na placa open-source Arduino, coordenado pelo professor do Curso de Licenciatura em Física da UFTM, Marcos Dionízio Moreira, em parceria com a professora do Curso de Engenharia Ambiental da UFTM, Patrícia Diniz Martins, receberá R$ 68.709,20 em recursos do Programa Santos Dumont. De acordo com o professor, o projeto busca implementar estações meteorológicas de baixo custo em dez escolas públicas de Uberaba oportunizando o contato de estudantes e professores dessas escolas com a UFTM. “O projeto busca promover também um ensino interdisciplinar que discuta a Física, a Geografia e a Climatologia de maneira integrada, ensinando conceitos de robótica através do uso da placa controladora Arduino”, finalizou o professor Marcos.
Mais informações:
* Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Fapemig
Fotos: Arquivo/Equipe Zebu Baja
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