Empresa Júnior de Química produz álcool em gel para doação
A Ejuqui, Empresa Júnior do curso de Licenciatura em Química da UFTM, organizou-se e aprovou o projeto de extensão de produção de álcool em gel 70 %, que está sendo doado integralmente para instituições de caridade, hospitais, UPAs e vendedores ambulantes. O projeto conta com empresas de Uberaba e Araxá e uma Usina de Campo Florido como parceiros colaboradores, além de contar com o Departamento de Química do Icene, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e o Comitê da COVID-19 na UFTM.
“A produção do álcool em gel 70 % só foi possível graças à doação recebida de álcool etílico como antisséptico, do polímero acribase 27® para a consistência gelatinosa, do neutrol para neutralizar a acidez, dos frascos para envase e distribuição, do empréstimo do laboratório T-14 do DQ/ICENE/UFTM e dos materiais do laboratório do curso de Licenciatura em Química da UFTM. Também foi fundamental para o projeto a formalização do acompanhamento e emissão de certificados aos participantes, a autorização do Comitê Especial de Acompanhamento da COVID-19 para realização do trabalho nas dependências da UFTM e também o grande empenho dos acadêmicos da Ejuqui”, comentou Maria Clara Campos, discente da Licenciatura em Química da UFTM e integrante da empresa júnior.
A Ejuqui afirma que a produção de álcool em gel está bem estabelecida, com bom padrão de qualidade para desinfecção das mãos. A produção do álcool em gel seguirá o Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira.
Para a continuidade da produção, a Ejuqui conta com a solidariedade de empresas com a doação de mais insumos e recipientes para armazenamento do álcool em gel 70%. Instituições de caridade interessadas em receber doações podem entrar em contato com os estudantes da Ejuqui.
Contato da Ejuqui: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Página nas redes sociais: https://www.instagram.com/ejuqui/
Fotos: Divulgação/UFTM
Redes Sociais