CEaD e DTI esclarecem sobre término de algumas concessões da empresa Google
O Centro de Educação a Distância da UFTM – CEaD e o Departamento de Tecnologia da Informação - DTI informam que, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Google concedeu por um período determinado um pacote de benefícios do G Suite for Education quanto a acessibilidade e opções de utilização.
A partir de 30 de setembro, haverá alterações, limitando e reduzindo alguns dos recursos anteriormente disponibilizados, em caráter excepcional.
Algumas funcionalidades, que estavam liberadas desde o primeiro trimestre do ano, voltarão a ficar com operacionalidade restrita. Entretanto, por meio do e-mail institucional, ainda será possível encontrar um amplo conjunto de recursos, com várias opções ainda compatíveis para fomentar processos de ensino e aprendizagem mediados por recursos tecnológicos.
Entre as principais alterações está o limite nas salas de videoconferência, que terão capacidade de 250 participantes por sala reduzida para 100 participantes. Outra questão a se observar será a impossibilidade de transmissão das reuniões ao vivo (streaming) diretamente da plataforma. Agora será necessário utilizar ferramentas de intermediação para transmitir por outras plataformas, como o YouTube.
Segundo o diretor do CEaD, Breno Lopes Molina, as reuniões poderão continuar sendo gravadas, mas as gravações serão temporárias e ficarão disponíveis por 30 dias após a gravação. Elas não poderão ser compartilhadas fora do domínio da UFTM nem salvas no computador, mesmo que estejam dentro do período de 30 dias.
“Na verdade, estamos voltando para a configuração original do pacote do G-Suite for Education, adquirido pela instituição. Outros serviços do pacote não sofrerão modificações. Os recursos de gravação, 250 participantes e streaming (transmissão) foram concessões da Google por tempo limitado, é isso que está vencendo agora”, finalizou Breno.
Redes Sociais