Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão inicia atividades de 2021 com podcast sobre antropologia e educação
Início do conteúdo da página
Extensão

Projeto de extensão inicia atividades de 2021 com podcast sobre antropologia e educação

Publicado: Quarta, 31 de Março de 2021, 16h14

Em continuidade ao ciclo de conferências e reflexões sobre as ressignificações da educação social em tempos de crise: "O mundo não é. O mundo está sendo...", o projeto de extensão “Usinagem no AR”, vinculado ao Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática UFTM, apresenta, no formato podcast, uma conversa com o antropólogo, educador e idealizador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD  de Belo Horizonte, Tião Rocha.

O CPCD trabalha atualmente na disseminação da educação popular com o desenvolvimento comunitário a partir da cultura local. De acordo com os organizadores do CPCD, a ideia é criar espaços de intervenções educativas "onde as crianças pudessem de fato ‘ser criança’[...] onde a tinta e a madeira, a história e o sonho, a palavra e a terra, o alimento e o jogo, o canto e o trabalho fossem um pretexto para exercitar-se no aprendizado diário de crescer como ser humano, não perfeito, mas completo”.

Segundo o coordenador do projeto “Usinagem no AR”, professor Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências, Exatas Naturais e Educação – Icene da UFTM, Tião Rocha comenta no podcast sobre os projetos em andamento e, principalmente, os projetos que possibilitaram o crescimento humano de crianças e jovens em áreas marginalizadas ou áreas afastadas dos grandes centros. As concepções freireanas estão presentes a todo momento, seja na fala e/ou nas atitudes de Tião Rocha. Ele expressa particularidades da importância do saber e do fazer na educação popular, na cultura, na sociedade e na vida humana.

Para o educador, quem considera Paulo Freire um método está com uma visão equivocada e cai em uma vala profunda. "Agora sim, se pensar que a aprendizagem é um processo permanente e contínuo em nossa vida, que não se acaba e não se esgota, aprender fazendo, mas fazendo com sentido, com resolução de problemas reais", explica Tião Rocha.

“O projeto ‘Usinagem no Ar: uma produção das vozes das interfaces’ é um trabalho experimental que utiliza de meios tecnológicos entre plataformas digitais e fibra óptica de internet para disseminação do trabalho totalmente on-line. As experimentações e as intervenções poéticas, ora com ruídos ou queda da internet, demonstram a fragilidade da rede. Em prol da valorização de artesãos, artistas e educadores do
território de Minas Gerais, inauguramos um projeto com propósito de‘dialogar: juntos distantes’. A arte tem o poder de conectar e ampliar a diversidade”, destacou professor Alberto.

Programação Virtual 2021

Mostra cultural 1: As vozes das interfaces (Podcast)
“Perguntar se uma criança quer brincar, é o mesmo que perguntar para um passarinho se ele quer voar”
Tião Rocha│CPCD│MG - Antropólogo e educador
Acesse o Link do podcast:
https://open.spotify.com/episode/0AsqHudKQ4dQlKLWOILkfa

Conheça mais sobre o Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática nas redes sociais:

@Instagram: https://www.instagram.com/p/CNCzLbmM9dr/?igshid=1rjugu0aa3wha
@Facebook: https://www.facebook.com/109933393989310/posts/287704269545554/

Fim do conteúdo da página