CNPq anuncia inclusão de campo “licença-maternidade” no Currículo Lattes
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq realizou recente evolução no Currículo Lattes a fim de permitir o registro dos períodos de licença-maternidade. Essa evolução tem o objetivo de atender a demandas de representantes da comunidade científica e de instituições parceiras do Conselho, sobretudo do Movimento Parent in Science, coordenado pela pesquisadora Fernanda Staniscuaski da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, que havia protocolado solicitação junto ao CNPq. A versão do Currículo Lattes com essa modificação entrará em funcionamento no dia 15 de abril de 2021.
Segundo o CNPq, em seu Diretório de Grupos de Pesquisa - DGP, 50% do total de pesquisadores cadastrados são mulheres. Nos últimos 15 anos, o percentual de mulheres aumentou 7 pontos percentuais.
Desde 2005, o CNPq mantém o programa Mulher e Ciência, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI e outros órgãos. O programa visa promover a participação de meninas e mulheres na ciência e promover pesquisas sobre relações de gênero, mulheres e feminismo, já com várias ações e resultados alcançados.
Fonte: CNPq (matéria completa)
Redes Sociais