Projeto inicia videoaulas sobre temas relacionados a bebês
Com o objetivo de divulgar informações sobre crescimento, desenvolvimento e cuidados no primeiro ano de vida para o público interno e externo a UFTM, gestantes, mães, pais, cuidadores e profissionais de saúde em geral, o projeto de extensão “Uso de redes sociais como ferramenta de educação em saúde na primeira infância” apresentará semanalmente uma séria de conteúdos sobre a temática de “365 dias do bebê”.
O projeto é coordenado pela professora Divanice Contim, do curso de Enfermagem da UFTM, vinculado ao Instituto de Ciência da Sáude – ICS. Colaboram as professoras Mariana Torreglosa Ruiz e Jesislei Bonolo do Amaral Rocha, também do ICS, além de discentes do Programa de Atenção à Saúde da UFTM, curso de graduação em Enfermagem e enfermeiras residentes do HC/UFTM.
Os conteúdos já estão sendo divulgados semanalmente por meio de textos, imagens e vídeos e, serão transmitidas videoaulas duas vezes ao mês. A primeira videoaula será na próxima terça-feira, dia 25 de maio, às 19h, sobre exterogestação, que compreende o período de 100 dias após o parto em que os pais devem simular o ambiente uterino para favorecer a adaptação e desenvolvimento do bebê. Para isso, várias técnicas são utilizadas para que o bebê continue sendo "gestado" do lado de fora do útero. A videoaula seguinte está programada para o dia 1º de junho, abordando o tema Shantala (técnica de massagem em bebês).
Segundo os organizadores, com a pandemia e a dificuldade de acesso a informações presencialmente, surgiu a ideia do projeto, uma vez que as redes sociais viabilizam o acesso e alcance do público, com o diferencial de oferecer conteúdos práticos por meio de videoaulas gravadas e ao vivo, considerando também que a temática é permeada de dúvidas no ambiente domiciliar com a chegada do bebê.
“Espera-se que por meio desta extensão universitária as famílias e os profissionais de saúde sejam informados com conteúdo seguro e atualizado sobre o primeiro ano de vida do bebê”, afirmou a da doutoranda do Programa de Atenção à Saúde da UFTM, Maria Paula Custódio.
Conheça mais sobre os 365 dias do bebê no @Instagram
Imagem: orgs. projeto
Redes Sociais