Fiocruz alerta sobre pandemia durante o inverno
A Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz divulgou Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, na última quinta-feira, 17 de junho, demonstrando que o quadro da pandemia no Brasil permanece bastante crítico. Segundo o documento, nas semanas epidemiológicas 22 e 23 de 2021 (30 de maio a 12 de junho), houve um pequeno crescimento das taxas de incidência (casos novos) e de mortalidade no Brasil, com a manutenção de um platô elevado de transmissão da Covid-19. Os pesquisadores alertam que, com a entrada do inverno, há possibilidade de agravamento da pandemia no país nas próximas semanas.
Segundo o Boletim, as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde - SUS mostram que o quadro geral ainda é muito preocupante. Dezoito estados e o Distrito Federal apresentam taxas de ocupação de pelo menos 80%, sendo que em oito deles as taxas de ocupação são iguais ou superiores a 90%. Em relação às capitais, 16 delas estão com taxas de ocupação de pelo menos 80% e 9 com taxas iguais ou superiores a 90%.
A análise mostra também que a tendência do rejuvenescimento da pandemia se mantém. A Semana Epidemiológica 22 apresenta idade média dos casos internados de 52,5 anos.
Segundo os pesquisadores, “possivelmente o cenário atual de rejuvenescimento prosseguirá e poderá perpetuar um cenário obscuro de óbitos altos até que este grupo etário esteja devidamente coberto pela vacina. O padrão de transmissão do Sars-CoV-2 no país ainda é extremamente crítico”. Apontam também que ainda é essencial continuar reforçando a necessidade do uso de máscaras e manter distanciamento físico e social, sempre que possível.
LEIA o Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz
Fonte: Portal/Fiocruz (matéria completa)
Redes Sociais