Projeto produz guia de ciclismo para o Geopark Uberaba
Projeto de Extensão " 'Bora Pedalar?': conhecendo as trilhas do Geopark Uberaba", coordenado pela professora Beatriz Gaydeczka, vinculada ao Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE, produziu um guia instrutivo e educativo sobre os principais percursos e trilhas de ciclismo (urbanos e rurais) do Geopark Uberaba.
Voltado para interessados e iniciantes na prática do ciclismo na região do Geopark Uberaba, o projeto, desenvolvido também com a colaboração de docentes de outros institutos, técnicos administrativos e discentes, ocorreu de outubro de 2020 a fevereiro de 2021 em decorrência do Edital 06/2020 – Geopark Uberaba da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM.
Segundo a coordenadora, foram realizados percursos e trilhas a fim de se fazer coleta de materiais (fotografias, vídeos, mapas) para descrever principais características dos lugares, levantamentos de dicas de cuidados essenciais ao ciclista para o passeio seguro, avaliação de critérios de dificuldade das trilhas e recomendações ambientais. Em decorrência do contexto pandêmico da Covid-19, o projeto não pôde contar com a participação da comunidade e dos grupos de ciclistas.
“Esperamos que o guia incentive a construção da mobilidade cultural, saudável e sustentável, a fim de divulgar os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte, de prática esportiva e de lazer, bem como leve o cidadão a conhecer e vivenciar os espaços, as paisagens, a infraestrutura e os recursos naturais da região do Geopark Uberaba – Terra de Gigantes”, finalizou a professora Beatriz Gaydeczka.
ACESSE: Guia "Bora Pedalar?: conhecendo as trilhas do Geopark Uberaba"
Fotos: arquivo pessoal/equipe do projeto
Redes Sociais