Projeto de ensino usa impressão em 3D para auxiliar na aprendizagem
O projeto de ensino "Desenvolvimento e construção de modelos didáticos feitos em impressão 3D", coordenado pelo professor Marcos Shimano do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM irá apoiar o ensino durantes as aulas da UFTM. O objetivo principal será imprimir e montar modelos didáticos e protótipos de equipamentos, sistemas e dispositivos mecânicos para colaborar em demonstrações nas disciplinas práticas e teóricas. Primeiramente, visa disciplinas dos cursos de engenharia, mas o projeto pretende atender a todos os cursos da Universidade que quiserem agregar a impressão 3D às aulas.
Os motores, as turbinas, os sistemas de refrigeração industrial e os sistemas de transmissão de veículos são exemplos de equipamentos e dispositivos utilizados nas indústrias e no cotidiano que são estudados no curso de Engenharia Mecânica. Em razão do alto custo de aquisição e manutenção, além de necessitarem de estruturas específicas para montagem, a maioria deles não existe nos laboratórios. “Portanto, a construção destes equipamentos e dispositivos em uma escala menor e de forma rápida e barata irá possibilitar aos professores mostrar aos discentes uma visão prática do funcionamento dos mesmos. Inicialmente, serão construídos apenas modelos e protótipos para o curso de engenharia mecânica, devido à minha formação, mas caso surjam demandas de outros cursos, será feita uma análise de viabilidade e poderão ser construídos os modelos para eles”, ressaltou Shimano.
O Laboratório de Ensaios Mecânicos do Departamento de Engenharia Mecânica possui duas impressoras 3D adquiridas por meio de projetos da Fapemig, além de ter estrutura para desenvolver e construir os modelos didáticos propostos. Há previsão de ser adquirida mais uma impressora pelo edital Universal Fapemig-2018, projeto coordenado por Shimano, além de outras duas que serão construídas com recursos do CNPq por meio da chamada para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC, intitulada “Tecnologias inteligentes na formação educacional”, projeto coordenado pelo professor Carlo Oliveira.
“É consenso geral que o uso de modelos didáticos durante as aulas estimula a participação dos discentes, pois gera um diferencial durante as aulas, que deixa de ser puramente teórica e se torna mais prática. Com isso, melhores resultados são obtidos na formação do conhecimento, ensino e aprendizagem, tanto por parte dos discentes como dos professores”, concluiu Shimano.
Foto: Marcos Shimano/Arquivo pessoal
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