Pesquisa sobre Geografia Agrária desenvolvida na UFTM é publicada
Pesquisa desenvolvida na UFTM, fruto de iniciação científica e posteriormente de trabalho de conclusão de curso defendido em 2020, foi publicada neste mês de junho pela “Geografia” - Revista da UNESP-Rio Claro. O estudo é de autoria de Beatriz Silva Costa, egressa do curso de Geografia da UFTM, e Janaina Francisca de Souza Campos Vinha, professora do Departamento de Geografia (Ielachs), do Laboratório de Geografia Agrária - LAGA e do Núcleo de Estudos Territoriais e Agrários - NaTERRA.
Segundo as autoras, a presente pesquisa aborda as manifestações realizadas pelos movimentos socioterritoriais do campo nos centros urbanos, consideradas como estratégias de luta para a criação e/ou manutenção de territórios camponeses. Foram compreendidas as manifestações ocorridas nos municípios de Uberaba e Uberlândia (MG) no período de 2000 - 2018. Foram obtidos dados acerca da quantidade de manifestações, tipos mais recorrentes, reivindicações e movimentos socioterritoriais mais atuantes. “Entendemos a relação dos municípios com as elites agrárias, bem como os reflexos dessa relação no processo de enfrentamento, resistência e articulação política dos movimentos. As manifestações são ações que reivindicam direitos e melhores condições de vida no campo”, destacou professora Janaína.
Ainda conforme as autoras, o estudo foi submetido ao III Congresso Brasileiro de Organização do Espaço (CBOE) e foi selecionado como um dos melhores trabalhos do eixo Geografia Agrária.
LEIA:
Redes Sociais