Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Boletim da Fiocruz aponta avanços da vacinação contra a Covid-19
Início do conteúdo da página
Covid-19

Boletim da Fiocruz aponta avanços da vacinação contra a Covid-19

Publicado: Quinta, 01 de Julho de 2021, 16h17

A nova edição do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgada na última quarta-feira, dia 30 de junho, destacou a tendência de melhora nas taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde - SUS. O estudo também sinalizou uma queda nos índices de mortalidade, mas evidenciando que o país ainda enfrenta um alto platô de transmissão, em patamar muito superior ao observado em meados de 2020.

Segundo os dados da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, o número de casos oscilou ligeiramente, com queda de 0,2% ao dia, enquanto o de óbitos teve queda de 2,5% ao dia. A dissonância observada entre o aumento nos registros de novos casos e a diminuição da mortalidade é explicada pelo avanço da vacinação no país. Hoje, a cobertura vacinal dentro dos grupos de risco, ou dos grupos prioritários, é mais ampla em relação ao restante da população. 

No mês de abril, a curva de óbitos iniciou uma trajetória descendente, divergindo do padrão observado nos índices de transmissão, em alta desde fevereiro. O país então passou a registrar cerca de 2 mil mortes diárias. No entanto, de acordo com  o estudo, esse valor ainda é considerado muito alto, o que não permite afirmar que haja qualquer controle da pandemia no Brasil. Ao mesmo tempo, os pesquisadores apontam o impacto de casos graves sobre todo o sistema de saúde e sobre toda a sociedade brasileira.

LEIA: Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz 

Fonte: Fiocruz (matéria completa)

Fim do conteúdo da página