Divulgados os indicadores que irão subsidiar decisões do Comitê Especial de Acompanhamento – CEA/UFTM
O Comitê Especial de Acompanhamento – CEA/UFTM da situação do Coronavírus/Covid-19 na UFTM divulgou os indicadores que serão utilizados para subsidiar as decisões do Comitê. Os indicadores foram propostos por infectologistas e matemáticos e são baseados em três itens: ocupação de leitos de UTI destinados à Covid-19, taxa de incidência e variação da taxa de incidência.
Atualmente o Plano de Retomada das Atividades da UFTM consta como aprovado o limite seguro de 20% da capacidade de atendimento presencial das unidades. A migração entre limites percentuais conforme as Etapas do Plano de Retomada será avaliada e deliberada pelo CEA/UFTM.
Ocupação de Leitos de UTI Adulto destinados à Covid-19
Este indicador é baseado em boletins diários disponibilizados pela Prefeitura Municipal e leva em conta a razão entre número de leitos ocupados por conta da Covid-19 e o número de leitos existentes para a Covid-19.
Taxa de Incidência COVID-19
Este indicador é baseado em boletins diários disponibilizados pela Prefeitura Municipal e acompanha a taxa de incidência de Covid-19 definida como o número de casos novos da doença dividido pela população durante um tempo especificado. Esta taxa permite calcular a probabilidade de que exista uma mudança no padrão de adoecimento em determinado tempo.
Variação da Taxa de Incidência COVID-19
Este indicador é baseado em boletins diários disponibilizados pela Prefeitura Municipal e permite inferir mudanças de padrão de adoecimento da população em um determinado intervalo de tempo.
Como os dados serão analisados
A proposta de corte para analisar o avanço ou não do Plano de Retomada da UFTM foram estabelecidas segundo critérios do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC)que estabelece estratégias operacionais para instituições de ensino por meio de fases e no Plano Minas Consciente.
A evolução dos indicadores propostos será disponibilizada por meio do link:https://datastudio.google.com/s/v7ruFBQvXpM. Nele será disponibilizado um quadro que indicará nas cores verde (tendência de queda), amarelo (tendência de estabilidade), e vermelho (tendência de alta).
Os dados serão analisados semanalmente . O Comitê Especial de Acompanhamento – CEA/UFTM irá avaliar os indicadores para decidir sobre a possibilidade de avanço no plano junto com outras variáveis, tais como, infraestrutura física, decretos vigentes entre outros.
Redes Sociais