Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > GT de Qualidade de Vida no Trabalho da UFTM conclui um ano de atividades
Início do conteúdo da página
Qualidade de vida

GT de Qualidade de Vida no Trabalho da UFTM conclui um ano de atividades

Publicado: Quarta, 04 de Agosto de 2021, 09h02

 A Qualidade de Vida no Trabalho  - QVT tem ganhado cada vez mais ênfase nas organizações públicas ou privadas. A qualidade de vida dos agentes públicos e colaboradores se tornou mais relevante ao se perceber que a saúde física e mental das pessoas no  ambiente de trabalho impacta diretamente na produtividade e nos resultados organizacionais.

Na UFTM, a implantação da gestão da QVT ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa envolveu a elaboração de uma política de QVT, por um GT da Pró-Reitoria de Recursos Humanos – PRORH. A segunda etapa, que iniciará agora, no segundo semestre, será conduzida por um comitê multissetorial composto por docentes e técnicos administrativos, que será responsável pela avaliação da QVT na universidade, que será realizada inicialmente pela aplicação de um questionário a todos os servidores e pela elaboração de um programa de QVT com base nos resultados encontrados.

Investir em Qualidade de Vida no Trabalho na UFTM também é fundamental para  melhorar os níveis de bem-estar dos agentes públicos e colaboradores. Conforme ressalta a pró-reitora de Recursos Humanos, Réa Silvia Kizewsky da Silva, “o trabalho é essencial para a vida das pessoas, uma vez que passam a maior parte do seu dia e da sua vida na prática laboral, sendo assim é primordial que as instituições desenvolvam uma Política e ações voltadas para a Qualidade de Vida no Trabalho”.

 

GT de Qualidade de Vida no Trabalho

Em julho de 2020, com o objetivo de elaborar uma Política de Qualidade de Vida no Trabalho - PQVT na UFTM a partir de um programa de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, com projetos integrados e efetivos, foi constituído o GT de Qualidade de Vida no Trabalho, composto por 12 servidores multiprofissionais (da área administrativa e de saúde) lotados na Pró-Reitoria de Recursos Humanos – PRORH. O GT teve vigência pelo período de um ano. Da primeira etapa de implantação da Política de QVT foram concluídas as seguintes ações:  

  • pesquisa de abordagens e experiências de outras instituições públicas federais com a metodologia de QVT;
  • definição da concepção teórica a ser adotada pelo GT;
  • capacitação do GT em QVT em parceria com facilitadora da UFRN;
  • apresentação da proposta de atividades do GT para aprovação da Reitoria;
  • sensibilização dos gestores da UFTM em reuniões setoriais on-line;
  • sensibilização dos servidores da UFTM em reuniões setoriais on-line;
  • sensibilização das entidades representativas em reuniões on-line;
  • elaboração de Questionário de Avaliação Situacional de Percepção da Qualidade de Vida no Trabalho - UFTM;
  • elaboração e submissão da minuta da Política de QVT à PROPLAN, para demais encaminhamentos visando aprovação e publicação.

Para a segunda etapa da implantação da Política de QVT, será constituído um Comitê  de QVT com a participação de docentes e técnicos administrativos de diversos setores da universidade, que seguirão um cronograma de atividades.

Dentre as novas atribuições do Comitê de QVT, estão a submissão do projeto de pesquisa ao CEP, a aplicação do questionário, a análise dos resultados e a elaboração do primeiro Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da UFTM, que englobará todos os projetos de QVT a serem desenvolvidos na instituição, com anuência da PRORH.

 

Foto: Edmundo Gomide/UFTM

Fim do conteúdo da página