GT de Qualidade de Vida no Trabalho da UFTM conclui um ano de atividades
A Qualidade de Vida no Trabalho - QVT tem ganhado cada vez mais ênfase nas organizações públicas ou privadas. A qualidade de vida dos agentes públicos e colaboradores se tornou mais relevante ao se perceber que a saúde física e mental das pessoas no ambiente de trabalho impacta diretamente na produtividade e nos resultados organizacionais.
Na UFTM, a implantação da gestão da QVT ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa envolveu a elaboração de uma política de QVT, por um GT da Pró-Reitoria de Recursos Humanos – PRORH. A segunda etapa, que iniciará agora, no segundo semestre, será conduzida por um comitê multissetorial composto por docentes e técnicos administrativos, que será responsável pela avaliação da QVT na universidade, que será realizada inicialmente pela aplicação de um questionário a todos os servidores e pela elaboração de um programa de QVT com base nos resultados encontrados.
Investir em Qualidade de Vida no Trabalho na UFTM também é fundamental para melhorar os níveis de bem-estar dos agentes públicos e colaboradores. Conforme ressalta a pró-reitora de Recursos Humanos, Réa Silvia Kizewsky da Silva, “o trabalho é essencial para a vida das pessoas, uma vez que passam a maior parte do seu dia e da sua vida na prática laboral, sendo assim é primordial que as instituições desenvolvam uma Política e ações voltadas para a Qualidade de Vida no Trabalho”.
GT de Qualidade de Vida no Trabalho
Em julho de 2020, com o objetivo de elaborar uma Política de Qualidade de Vida no Trabalho - PQVT na UFTM a partir de um programa de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, com projetos integrados e efetivos, foi constituído o GT de Qualidade de Vida no Trabalho, composto por 12 servidores multiprofissionais (da área administrativa e de saúde) lotados na Pró-Reitoria de Recursos Humanos – PRORH. O GT teve vigência pelo período de um ano. Da primeira etapa de implantação da Política de QVT foram concluídas as seguintes ações:
- pesquisa de abordagens e experiências de outras instituições públicas federais com a metodologia de QVT;
- definição da concepção teórica a ser adotada pelo GT;
- capacitação do GT em QVT em parceria com facilitadora da UFRN;
- apresentação da proposta de atividades do GT para aprovação da Reitoria;
- sensibilização dos gestores da UFTM em reuniões setoriais on-line;
- sensibilização dos servidores da UFTM em reuniões setoriais on-line;
- sensibilização das entidades representativas em reuniões on-line;
- elaboração de Questionário de Avaliação Situacional de Percepção da Qualidade de Vida no Trabalho - UFTM;
- elaboração e submissão da minuta da Política de QVT à PROPLAN, para demais encaminhamentos visando aprovação e publicação.
Para a segunda etapa da implantação da Política de QVT, será constituído um Comitê de QVT com a participação de docentes e técnicos administrativos de diversos setores da universidade, que seguirão um cronograma de atividades.
Dentre as novas atribuições do Comitê de QVT, estão a submissão do projeto de pesquisa ao CEP, a aplicação do questionário, a análise dos resultados e a elaboração do primeiro Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da UFTM, que englobará todos os projetos de QVT a serem desenvolvidos na instituição, com anuência da PRORH.
Foto: Edmundo Gomide/UFTM
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