Assédios moral e sexual são tema de campanha da CGU
Conforme já noticiado pela Comunicação Social da UFTM, a Instituição tem colaborado com a Controladoria-Geral da União – CGU, que criou uma série de conteúdos sobre o tema Integridade Pública. O objetivo é disseminar e fortalecer a cultura de integridade e dar continuidade à disseminação da campanha Integridade Somos Todos Nós, lançada em setembro de 2020.
Desta vez, o tema abordado é o segundo: “Assédio Moral e Sexual”. Segundo os organizadores da série sobre Integridade Pública, o assédio moral é toda conduta reiterada e prolongada no tempo, com a intenção de desestabilizar emocionalmente a vítima. Toda conduta abusiva que se repete de forma sistemática, atingindo a dignidade ou integridade psíquica ou física de um trabalhador. O assédio sexual é toda conduta de natureza sexual, manifestada fisicamente, por palavras, gestos ou outros meios, propostas ou impostas a pessoas contra sua vontade, causando-lhe constrangimento e violando a sua liberdade sexual. Viola a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais da vítima.
O combate aos assédios moral e sexual deve fazer parte das ações de promoção de integridade dos órgãos e entidades públicas. Esses são os temas que fazem parte do Programa de Integridade do Governo Federal.
Na UFTM, o órgão responsável pela divulgação desses temas é o Comitê de Gestão da Integridade –CGINT, em um trabalho conjunto com a Comunicação Social da UFTM.
Para acessar o Plano de Integridade da UFTM, acesse: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/sistemas/pub/publicacao.html?secao=1364&publicacao=8540
ASSÉDIO MORAL
ASSÉDIO SEXUAL
Fonte: Campanha CGU/Tema2 (página)
Redes Sociais