UFTM entra para ranking de avaliação das melhores universidades do mundo
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro estreia no ranking mundial do Times Higher Education World University Rankings 2022, considerada uma das mais importantes publicações na análise do ensino superior. A revista britânica Times Higher Education (THE) é a responsável pelo levantamento. O Times Higher Education World University Rankings 2022 inclui mais de 1.600 universidades em 99 países e territórios, tornando-as o maior e mais diversificado ranking de universidades da atualidade.
Os indicadores de desempenho estão agrupados em cinco áreas: Ensino (ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, receita e reputação); Citações (influência da pesquisa); Perspectiva internacional (funcionários, alunos e pesquisa); e Renda da indústria (transferência de conhecimento). A classificação deste ano analisou mais de 108 milhões de citações em mais de 14,4 milhões de publicações de pesquisa e incluiu respostas de quase 22.000 acadêmicos em todo o mundo. Um ponto interessante é que as universidades que desenvolveram pesquisas sobre a Covid-19 tiveram melhor desempenho no ranking referente a 2022.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFTM, professor Carlo Oliveira, “a inclusão da UFTM numa lista tão rigorosa mostra o quanto a UFTM cresce, se desenvolve e contribui para a sociedade, com diversidade e qualidade. Ao longo dos últimos anos, a UFTM já vem se destacando em alguns rankings nacionais que incluem governança, transparência, atenção à comunidade, preocupação com o meio ambiente e crescimento, quando comparada a outras instituições de ensino superior do país. Essa inclusão só mostra que o que é feito aqui tem repercussões para além das fronteiras brasileiras. É momento, portanto, de compreender esse ranking e buscar meios para que a melhoria desses indicadores seja contínua, progressiva e pautada nos valores, visão e missão da instituição, a melhoria da qualidade de vida da população em geral".
Acesse a publicação do ranking:
Redes Sociais