Campus de Iturama implementa novo equipamento doado para produzir álcool em gel
O Campus Universitário de Iturama realizou a produção de 200 litros de álcool em gel e o treinamento com toda a equipe do projeto de extensão "Fabricação de álcool gel e outros antissépticos na prevenção da COVID-19" na semana passada. O material, que será destinado a doações, inaugura a implementação final de um maquinário doado à UFTM com o objetivo de otimizar a produção do antisséptico.
Aquisição do novo equipamento
Em abril de 2020, início da pandemia de Covid-19, uma equipe do curso de Química do campus da UFTM em Iturama realizou uma produção experimental de álcool glicerinado 80% para verificar a possibilidade de produzir em quantidades superiores a escalas convencionais de laboratório, sem exigência de maquinário específico para o preparo. A produção inicial foi realizada mediante uma doação do estoque de álcool etílico disponível para aulas de graduação que estava presente no Campus Iturama, devido à colaboração da diretoria.
Observando que a produção foi bem-sucedida e a manifestação de interesse de diversos servidores na execução de uma ação deste tipo, foi elaborado um projeto de extensão denominado "Produção e doação de álcool 70° INPM glicerinado em auxílio à prevenção do COVID-19", iniciado em maio de 2020, com parcerias com usinas e outras instituições locais. O álcool glicerinado produzido por esse projeto foi doado a diversas instituições públicas, hospitais e UBS, além de organizações de cunho filantrópico.
Desde maio de 2020, já se buscava fomento para aquisição de um maquinário específico que possibilitasse a produção do álcool em gel. “Diferentemente de formulações em estado líquido, o gel quando produzido em maiores quantidades, como 100 até 200 litros por lote, necessita de mecanização e instrumentação. Durante essa busca, o grupo permaneceu com as produções e doações do álcool glicerinado, utilizando um equipamento adaptado, por mais de um ano, sendo a última produção em 18 de junho de 2021, concluindo o total de 5.216 litros produzidos e doados”, contou o professor Lucas Ferreira de Paula, docente do curso de Química e coordenador do projeto de extensão.
Foi realizada uma extensa busca por organizações e instituições que pudessem colaborar com a doação de um equipamento específico para produção do álcool em gel, mais precisamente para dois equipamentos: um tanque de agitação e mistura em aço inox com capacidade para 200 litros e uma envasadora pneumática com capacidade de produção de 200 litros de álcool gel e demais antissépticos, sendo esse conjunto denominado "minifábrica".
O Ministério Público do Trabalho da 3ª Região, atendeu à solicitação realizada pelos coordenadores do projeto, disponibilizando boa parte da verba, disponível na Vara do Trabalho de Iturama do TRT-3, necessária para aquisição deste equipamento. O Rotary Club de Iturama, parceiro desde o início do projeto, conseguiu reunir o restante do capital necessário em conjunto com o Sicoob Credirama, Asforama (Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Iturama) e a Cooperama (Cooperativa dos Produtores Rurais do Pontal do Triângulo Mineiro), todos da cidade de Iturama.
Assim, o Rotary Club de Iturama realizou a compra do equipamento e doação à UFTM em 27 de junho de 2021 através da plataforma Reuse.gov, embora o equipamento ainda fosse construído pelo fornecedor e enviado à UFTM. A finalização desses trâmites e entrada do equipamento foi contabilizada através do Extrato de Declaração de Doação publicado no Diário Oficial da União em setembro de 2021. Tão logo houve a patrimonialização dos bens, um novo projeto de extensão chamado "Fabricação de álcool gel e outros antissépticos na prevenção da COVID-19" foi submetido e aprovado na Instituição, visando dar sequência às atividades, com a participação da mesma equipe e parceiros.
Fotos: Danielle Mendonça Gonzalez Alves/Campus de Iturama
Redes Sociais