Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Campus de Iturama implementa novo equipamento doado para produzir álcool em gel
Início do conteúdo da página
Campus Iturama

Campus de Iturama implementa novo equipamento doado para produzir álcool em gel

Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 11h01

O Campus Universitário de Iturama realizou a produção de 200 litros de álcool em gel e o treinamento com toda a equipe do projeto de extensão "Fabricação de álcool gel e outros antissépticos na prevenção da COVID-19" na semana passada. O material, que será destinado a doações, inaugura a implementação final de um maquinário doado à UFTM com o objetivo de otimizar a produção do antisséptico.

Aquisição do novo equipamento

Em abril de 2020, início da pandemia de Covid-19, uma equipe do curso de Química do campus da UFTM em Iturama realizou uma produção experimental de álcool glicerinado 80% para verificar a possibilidade de produzir em quantidades superiores a escalas convencionais de laboratório, sem exigência de maquinário específico para o preparo. A produção inicial foi realizada mediante uma doação do estoque de álcool etílico disponível para aulas de graduação que estava presente no Campus Iturama, devido à colaboração da diretoria.

Observando que a produção foi bem-sucedida e a manifestação de interesse de diversos servidores na execução de uma ação deste tipo, foi elaborado um projeto de extensão denominado "Produção e doação de álcool 70° INPM glicerinado em auxílio à prevenção do COVID-19", iniciado em maio de 2020, com parcerias com usinas e outras instituições locais. O álcool glicerinado produzido por esse projeto foi doado a diversas instituições públicas, hospitais e UBS, além de organizações de cunho filantrópico.

Desde maio de 2020, já se buscava fomento para aquisição de um maquinário específico que possibilitasse a produção do álcool em gel. “Diferentemente de formulações em estado líquido, o gel quando produzido em maiores quantidades, como 100 até 200 litros por lote, necessita de mecanização e instrumentação. Durante essa busca, o grupo permaneceu com as produções e doações do álcool glicerinado, utilizando um equipamento adaptado, por mais de um ano, sendo a última produção em 18 de junho de 2021, concluindo o total de 5.216 litros produzidos e doados”, contou o professor Lucas Ferreira de Paula, docente do curso de Química e coordenador do projeto de extensão.

Professor Lucas de Paula no treinamento, à frente do equipamento doado
Professor Lucas de Paula no treinamento, à frente do equipamento doado

Foi realizada uma extensa busca por organizações e instituições que pudessem colaborar com a doação de um equipamento específico para produção do álcool em gel, mais precisamente para dois equipamentos: um tanque de agitação e mistura em aço inox com capacidade para 200 litros e uma envasadora pneumática com capacidade de produção de 200 litros de álcool gel e demais antissépticos, sendo esse conjunto denominado "minifábrica".

O Ministério Público do Trabalho da 3ª Região, atendeu à solicitação realizada pelos coordenadores do projeto, disponibilizando boa parte da verba, disponível na Vara do Trabalho de Iturama do TRT-3, necessária para aquisição deste equipamento. O Rotary Club de Iturama, parceiro desde o início do projeto, conseguiu reunir o restante do capital necessário em conjunto com o Sicoob Credirama, Asforama (Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Iturama) e a Cooperama (Cooperativa dos Produtores Rurais do Pontal do Triângulo Mineiro), todos da cidade de Iturama.

Assim, o Rotary Club de Iturama realizou a compra do equipamento e doação à UFTM em 27 de junho de 2021 através da plataforma Reuse.gov, embora o equipamento ainda fosse construído pelo fornecedor e enviado à UFTM. A finalização desses trâmites e entrada do equipamento foi contabilizada através do Extrato de Declaração de Doação publicado no Diário Oficial da União em setembro de 2021. Tão logo houve a patrimonialização dos bens, um novo projeto de extensão chamado "Fabricação de álcool gel e outros antissépticos na prevenção da COVID-19" foi submetido e aprovado na Instituição, visando dar sequência às atividades, com a participação da mesma equipe e parceiros.

 

Fotos:  Danielle Mendonça Gonzalez Alves/Campus de Iturama

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página