Projeto Sabão da Engenharia Química foi finalista no prêmio de Sustentabilidade da Fecomércio
![]() |
O Projeto Sabão, gerenciado pela Empresa Junior de Engenharia Quimica - TriEQ Jr. da UFTM, ficou entre os três finalistas na categoria "Aluno" do 5° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, lançado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.
![]() |
Os alunos Júlia Ferrari e Rubens Miguel representaram o grupo da UFTM em São Paulo. "O Projeto Sabão visa transformar óleo residual em sabão e detergente. Propomo-nos a fazer tudo com qualidade. Construímos um reator portátil de agitação com capacidade para 20 litros e realizamos testes de pH e alcalinidade para verificar a acidez e a qualidade do sabão produzido. O objetivo deste projeto é incentivar a sustentabilidade no meio acadêmico, reciclando óleo e ajudar em comunidades, doando o sabão coletado", explicou Gabriel Tarcísio Morais Pies, gerente de Marketing da TriEQ Jr. e diretor de Comunicação do Núcleo de Emrpesas Juniores da UFTM.
O Projeto surgiu da necessidade de propor uma solução sustentável para o óleo usado e descartado de maneira imprópria. De acordo com Gabriel, o óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa. O óleo também interfere na passagem de luz e no fluxo da água, além de retardar o crescimento vegetal. Por impedir a transferência do oxigênio, cessa a vida nestes sistemas. Um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 25.000 litros de água em média, quantidade que uma pessoa consome em 14 anos, aproximadamente.
![]() |
Os alunos pesquisaram formulações para a produção de sabão e detergente utilizando os conhecimentos vistos em sala de aula, com o auxílio dos ítens de laboratório, principalmente no de Operações Unitárias e de Química Geral, ambos na Unidade II da Univerdecidade. Foram utilizados reagentes como soda cáustica de alta pureza, álcool de elevada pureza, óleo usado e puro, agitadores, aquecedores, entre outros. Os membros da TriEQ Jr. comemoraram o resultado da premiação da Fecomércio. "Muito gratificante estar entre os três melhores projetos do país competindo com FGV e USP. Isso prova que com um pouco de dedicação, todos podemos conseguir!"
Fotos: Divulgação/UFTM
Redes Sociais