Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fiocruz publica cartilha orientando sobre festividades em final de ano diante da pandemia
Início do conteúdo da página
Cautela

Fiocruz publica cartilha orientando sobre festividades em final de ano diante da pandemia

Publicado: Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 14h24

Estudos da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz apontam que  a vacinação segue avançando em todo o país com uma queda nos principais indicadores da pandemia, uma conquista que é  resultado da campanha de imunização contra a Covid-19. No entanto, ressaltam que a pandemia ainda não acabou e, assim como houve o surgimento da variante Delta no final de 2020, uma nova variante, a Ômicron, também representa um alerta sobre a pandemia e a realização das festividades de fim de ano. Apesar das conquistas, segundo a Fiocruz, é fundamental avançar na vacinação e manter as medidas adicionais de proteção.

Nesse contexto, o Observatório Covid-19 Fiocruz lançou neste mês uma nova cartilha, que sistematiza um conjunto de recomendações que orientam sobre formas mais seguras de passar o Natal e o réveillon e diminuir os riscos de transmissão da Covid-19 no período.

Em sua segunda edição, o material traz como mensagem principal a vacinação como forma mais importante de proteção. Mas algumas das recomendações presentes na cartilha do ano passado continuam valendo, especialmente para aquelas pessoas que não sabem se todos nos encontros e eventos estarão vacinados, se são do grupo de risco ou mais vulneráveis, como os idosos, ou ainda se há crianças na família, que ainda não puderam se vacinar. A cartilha é focada em orientações para eventos familiares e pequenos encontros entre amigos, já que as aglomerações ainda devem ser evitadas.

Para os pesquisadores envolvidos na produção da cartilha, as orientações sugeridas podem e devem ser compartilhadas e discutidas em família, grupos de amigos, locais de trabalho, comunidades e outros coletivos. “O objetivo é esclarecer, dialogar e pactuar estratégias solidárias e conscientes para que possamos manter as festas cuidando uns dos outros, bem como incentivar familiares, amigos e colegas de trabalho não imunizados a se vacinarem”, destaca o texto.

 

ACESSECARTILHA - Fiocruz Covid-19 / 2021

 

Fonte: Fiocruz (matéria completa)

Fim do conteúdo da página