UFTM apoia Campanha Janeiro Branco 2022
A UFTM, por meio do Departamento de Atenção à Saúde do Servidor – DASS, da Pró-Reitoria de Recursos Humanos - PRORH, tem apoiado as ações da Campanha "Janeiro Branco”, que em 2022 traz o tema: O mundo pede Saúde Mental. A campanha tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.
Conforme os organizadores, a escolha do mês de janeiro para essa campanha é estratégica, pois esse momento do ano é marcado pela cultura do recomeço e da reflexão, sendo o período em que as pessoas fazem um balanço das suas atitudes e traçam as metas de vida para os 12 meses que se tem pela frente. Janeiro Branco é um alerta para a importância de começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranquila, portanto, é como uma página em branco para ser reescrita uma nova história. Pensar sobre o tema da saúde mental gera conscientização, combate tabus, muda paradigmas, orienta os indivíduos e inspira autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo. O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso.
Diante disso, o DASS/PRORH, por meio da Divisão de Vigilância e Promoção à Saúde - DVPS, realiza durante todo o ano, para os servidores, o projeto intitulado Café com Conversa, caracterizado pelo desenvolvimento de rodas de conversa sobre temas relacionados à saúde mental. Os grupos são conduzidos por psicóloga e têm duração de 1h30.
O Café com Conversa continuará sendo desenvolvido em 2022, na modalidade remota ou presencial, a depender das condições sanitárias e situação pandêmica da Covid-19. Para agendar as rodas de conversa, as lideranças dos setores devem manter contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Ainda, pensando no cuidado em saúde mental dos servidores, a equipe da DVPS do DASS realizou o Levantamento da Percepção do Estado Emocional do Servidor - PEES relacionado ao retorno às atividades presenciais. O objetivo do instrumento foi identificar a percepção dos servidores quanto ao retorno presencial, identificando aspectos emocionais vivenciados. Atualmente, os dados levantados estão sendo analisados, organizados e serão publicizados em breve. A partir dessas informações, pretendem-se propor ações de cuidado de acordo com as demandas apresentadas.
A PRORH lembra: "Cuidar bem da mente é cuidar bem da vida"
Imagem/mais informações: janeirobranco.com.br
Redes Sociais