Projeto estimula jogo de xadrez para estudantes de Iturama
Cerca de 70 alunos da Escola Estadual Tiradentes de Iturama, do Ensino Fundamental e Médio, participam do projeto de extensão “Xadrez em Mente”, coordenado pela professora Radaí Cleria Felipe Gonçalves, do curso de Ciências Biológicas do campus da UFTM em Iturama, e executado em parceria com o professor voluntário de xadrez Carlos Henrique Cunha Morais.
Com o objetivo de desenvolver uma forma de operação da inteligência de modo a melhorar a capacidade criativa, estimular o raciocínio lógico e contribuir para a interação social, ao mesmo tempo que proporciona prazer ao praticante, a atividade lúdica está sendo ensinada e aplicada na escola estadual. O projeto reúne presencialmente os alunos para jogar xadrez todas as segundas-feiras e quartas- feiras, das 17h30 às 18h20.
E o projeto não pretende parar por aí. A ideia é expandir para outras escolas interessadas, além de iniciar a prática na graduação da UFTM em Iturama, no início das aulas, em abril. Além de estudantes, professores que se interessem pelo jogo de xadrez também podem se inscrever e participar. O projeto tem prazo para continuar até o final do ano.
De acordo com a professora Radai, conforme indicam as pesquisas no âmbito pedagógico, o xadrez desempenha um papel importante como ferramenta que promove a melhoria nas habilidades do pensamento crítico, de inúmeras habilidades favoráveis à vida profissional, tais como raciocínio lógico, visão espacial, inteligência emocional, autocontrole, tomada de decisões, dentre muitas outras. “Além disso, merecem destaque as melhorias no aprendizado de outras disciplinas, especialmente a matemática, e ser, também, o xadrez um elemento socializador. Como sabemos, o xadrez não distingue raça, credo, idade e nem nível socioeconômico do seu aprendiz”, destaca a docente.
O trabalho com os alunos pode ser dividido em três fases distintas. A fase “inicial”, onde o professor e colaboradores ensinam os primeiros passos e regras iniciais do xadrez, preparando o iniciante para a fase seguinte. A fase do “jogo”, propriamente, em que o aprendiz já consegue jogar plenamente uma partida, com todos os atributos inerentes às regras do xadrez e praticar, a conduta do jogador de xadrez. E, finalmente, a fase do “aprimoramento”, quando o aluno pratica exercícios e problemas de xadrez, visando a melhoria de suas habilidades cognitivas.
Para participar, há necessidade do interessado se inscrever, por meio do preenchimento do formulário on-line no link: https://bit.ly/3r3slJF
O projeto já começou, mas as inscrições estarão abertas até o preenchimento do limite de vagas.
Para mais informações, o contato é pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Foto: Flávia Oliveira Baleeiro Araujo/E.E.Tiradentes(Iturama)
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