Proace oferece práticas de vivências sobre acessibilidade e inclusão
Na última terça-feira, 29 de março de 2022, o Setor de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – Proace realizou com equipes do Sicoob e da UFTM atividades do projeto “Outros Olhos”, práticas de inclusão que constituem parte do Programa de Extensão “Promoção e Efetivação da Acessibilidade e Inclusão - PROPEACI”.
O projeto “Outros Olhos” foi estruturado em forma de práticas de vivência e tem como objetivo orientar e sensibilizar a comunidade interna e externa quanto à deficiência visual. Durante as atividades, são apresentados recursos que pessoas cegas e com baixa visão necessitam para lidar com as dificuldades de acessibilidade no dia a dia. Ações como se locomover e se alimentar, por exemplo, são realizadas pelos participantes com os olhos vendados.
Segundo os responsáveis, são estratégias eficientes de comunicação para ilustrar necessidades e processos de acessibilidade. O incentivo à independência e à autonomia das pessoas com deficiência visual também é tema abordado nas atividades.
Setor de Acessibilidade/Proace
Visa proporcionar recursos acessíveis para pessoas com deficiência/necessidade educacional específica, a fim de efetivar seus direitos na permanência e conclusão de curso, oferecendo adaptação de textos para Braille e material acessível; tradução e interpretação de Libras/Português; desenvolvimento e participação de projetos de sensibilização; acolhimento e acompanhamento das demandas de acessibilidade.
O setor, por meio do Programa de Promoção e Efetivação da Acessibilidade e Inclusão – PROPEACI, desenvolve projetos a fim de divulgar e promover acessibilidade e inclusão na UFTM, como:
- Acolhimento
- Curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
- Setembro Azul
- Tutoria Inclusiva
- Vivências Outros Olhos
As comunidades acadêmica e externa podem solicitar a realização de experiências com as práticas de vivência por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fotos: Divulgação/UFTM
Redes Sociais