Projeto para qualificar processo avaliativo de estudantes da área da saúde apresenta resultados
Na última segunda-feira, 4 de abril de 2022, cerca de um ano após a divulgação da participação da UFTM no Projeto de Ensino “Avaliação da competência profissional na saúde: o próximo passo”, foram apresentados os resultados do projeto na UFTM, sob a coordenação do Núcleo de Estudos e Análises/ Desenvolvimento Docente para o Ensino na Área da Saúde do Instituto de Ciências da Saúde - NEA/DEAS/ICS.
O evento contou com a participação da coordenadora geral do projeto, professora Mariana Kiomy Osako, docente dos cursos de Medicina, Ciências Biomédicas, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e coordenadora do Centro de Avaliação do Ensino em Graduação - CAEG da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP/USP; e da vice-coordenadora, professora Elen Almeida Romão, docente do curso de Medicina e vice-coordenadora do CAEG da FMRP-USP.
Ao longo do projeto, foram capacitados 65 profissionais, entre docentes e preceptores dos cursos da área da saúde do ICS/UFTM, em pelo menos uma das oficinas ofertadas pelo Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino - CDDE da FMRP/USP, instituição líder, junto à instituição parceira, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP, em temas relacionados à avaliação dos estudantes das profissões da saúde.
Entre dezembro de 2021 e 1º de abril de 2022, todos os sete cursos do ICS realizaram uma avaliação de habilidades “piloto”, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre o OSCE (Objective Structured Clinical Examination = exame estruturado de habilidades profissionais). Essas intervenções avaliativas, segundo os organizadores, foram percebidas como muito positivas tanto pelos docentes quanto pelos estudantes que vivenciaram o processo.
“No evento, ficou evidente que os esforços do grupo já se traduzem em impactos positivos e significativos para o ensino, pois as avaliações em cenários de prática suscitaram reflexões preciosas para a gestão do curso e os alunos reconheceram a importância desse tipo de avaliação em sua formação”, afirmou a professora Mariana.
Conforme a coordenadora do NEA/DEAS e líder do projeto na UFTM, professora Luciana de Almeida Silva Teixeira, "o NEA/DEAS/ICS foi criado na perspectiva do provérbio africano: 'se quiser ir rápido, vá sozinho, se quiser ir longe, vá acompanhado'. Nós queremos ir longe e em grupo, qualificando de forma colaborativa os cursos vinculados ao ICS", destacou.
A atividade desenvolvida no projeto, segundo a professora Andrea Licre Pessina Gasparini, diretora do ICS, está propiciando aos cursos da saúde ICS/UFTM a oportunidade de aquisição de habilidades importantes para avaliação das competências profissionais inerentes à formação discente. "Percebemos a relevância da percepção de outras habilidades necessárias na formação de estudantes da saúde com reflexo futuro na entrega à comunidade civil de profissionais qualificados para além do conhecimento de conteúdo da formação", concluiu.
Pela avaliação dos participantes, o encontro para a socialização dos resultados dos OSCE da UFTM foi muito rico, permitindo refletir sobre a potência do trabalho em equipe no ICS. Como continuidade, os líderes das intervenções estão se movimentando para discutir a incorporação dessa experiência em componentes curriculares dos sete cursos (Nutrição, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Biomedicina).
Fotos: Luís Adolfo/UFTM
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