Rotary Club doa R$ 173 mil em equipamentos para o Hospital de Clínicas da UFTM
Na tarde de 31 de maio, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) recebeu formalmente a doação de equipamentos avaliados em R$ 173 mil, repassados pelo Rotary Club de Uberaba. Os itens serão utilizados em atendimentos prestados à população na área materno-infantil, além favorecerem atividades de ensino e pesquisa no complexo hospitalar.
Participaram da celebração de transferência dos bens os membros da presidência do Rotary Club local, a governadoria do Rotary distrital, o Colegiado Executivo do Hospital de Clínicas e gestores de áreas estratégicas do HC. Conforme explicou o coordenador geral do projeto que financiou as aquisições, Arlindo Felix Constantin, o investimento aplicado advém do Rotary Club de Uberaba, da Fundação Rotária Internacional e do Rotary Club Bahia Blanca Norte da Argentina.
De acordo com a responsável técnica pelo projeto, Jesislei Bonolo do Amaral Rocha, os itens adquiridos resultam de diagnóstico produzido a partir de entrevistas com profissionais do hospital que prestam assistência a neonatos e crianças. “Também foram ouvidas mães e cuidadoras de pacientes pediátricos, culminando numa lista de produtos voltados a humanizar a assistência, contribuir com a diminuição da taxa de mortalidade e de morbidade entre menores de cinco anos e possibilitar estudos de pós-graduação em temas ligados à saúde materno-infantil”, informou.
Em fala de agradecimento, a superintendente do HC-UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, registrou que “toda parceria é muito bem-vinda para que o Hospital possa complementar e enriquecer seu parque tecnológico, melhorando ainda mais a assistência prestada aos moradores dos 27 municípios para os quais a instituição é referência em saúde na alta e na média complexidade, 100% pelo Sistema Único de Saúde”.
Representando a Reitoria da UFTM, a vice-reitora Darlene Mara dos Santos Tavares pontuou que a universidade assiste com alegria a entrega dos equipamentos para o Hospital de Clínicas, pois estes “vão ajudar no bom cumprimento da missão de prestar assistência de qualidade à população”.
Entre as aquisições estão um aparelho de gasometria, um extrator de leite, dois sensores de temperatura, 15 suportes para umidificador, três analisadores de ruídos, duas mesas de alimentação para pediatria, duas macas de transporte, quatro fototerapias, duas banquetas de parto e 20 termômetros de testa.
Funções dos equipamentos
Aparelho de gasometria | - Avalia a ocorrência de falta de oxigênio no recém-nascido durante a gestação e no trabalho de parto, permitindo intervenção imediata após nascimento e prevenindo os efeitos da hipóxia. Avalia a qualidade da assistência ao parto, mediante a saturação de gases sanguíneos. |
Extrator de leite |
- Proporciona aumento de doações de leite humano e estimula a produção do leite materno para prematuros, bem como a coleta de forma segura. |
Sensor de temperatura |
- Propicia controle fidedigno para aferição da temperatura do recém-nascido durante a hipotermia terapêutica e a possibilidade de avaliar temperatura e umidade com vistas a manter as condições ideais na incubadora. |
Analisador de ruídos |
- Minimiza os ruídos existentes no ambiente assistencial, que podem tem efeitos progressivos de prejuízo à audição dos neonatos. |
Mesa de pediatria |
- Favorece a assistência adequada na alimentação a crianças com necessidades especiais. |
Maca de transporte |
- Transporta crianças acima de um ano de forma segura e confortável, adequada à antropometria infantil. |
Fototerapia |
- Proporciona tratamento ao bebê com icterícia, utilizando tecnologia LED. |
Banqueta de parto |
- Oferece à parturiente dar à luz sentada, com mais conforto e estabilidade. Estimula o parto normal. |
Termômetro de testa |
- Permite verificar a temperatura sem tocar na criança, diminuindo o risco de infecção e o estresse do paciente. |
Sobre a iniciativa
O Projeto GG-1991550 foi desenvolvido e executado pelo Rotary Club de Uberaba e envolveu recursos angariados nas gestões 2014/2015 a 2019/2020, além de reservas do Fundo Distrital de Utilização Controlada (Fiduc) do Rotary International, e do Rotary Club Bahia Blanca Norte da Argentina.
A coordenação geral do projeto esteve a cargo de Arlindo Felix Constantin (governador assistente 2021/2022). O controle de arrecadação e a gestão de recursos foram coordenados por Sérgio Pacífico Soares Rosa (presidente 2019/2020) e Eduardo Franco de Camargo (presidente do Conselho Fiscal 2015/2021). O receptor dos recursos foi Álvaro Henrique Fabris (presidente 2020/2021) e a responsável técnica pelo projeto foi Jesislei Bonolo do Amaral Rocha (presidente da Comissão de Projetos do Rotary Club de Uberaba 2019/2023)
O projeto foi entregue durante a Presidência 2021/2022 do Rotary Club de Uberaba, cuja titular é Simone Della Libera e Governadoria 2021-2022, do governador distrital Júlio Ernesto Perego. Destaque especial foi dado ao presidente da Comissão Distrital de Projetos 2020/2021, Rodrigo Keiji, do Rotary Club de Ituiutaba, que firmou o emparceiramento internacional com o Clube Argentino.
Prestaram assessoria voluntária na fase de execução do projeto, trabalhando cotações, orçamentos e compras, os servidores da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) Rafael Peixoto e Davis Danilo, em parceria de expertise de compras com Presidência da Fundação, a cargo da professora Jesislei Bonolo do Amaral Rocha.
Fonte: Unidade de Comunicação Social HC-UFTM
Foto: Unidade de Comunicação Social HC-UFTM
Redes Sociais