UFTM de Iturama participa de projeto de inovação social utilizando nanoparticulas de solo
O Projeto Terama, planejado desde 2020, está na fase 3 de execução e já mapeou uma área de 200 mil hectares no Pontal do Triângulo Mineiro, próximo ao Rio Grande, um dos formadores do Rio Paraná, o oitavo maior rio do mundo e segundo maior rio do Brasil. Coordenado pelos professores Vanessa Cury Galati, Eric van Cleef, do curso de Agronomia do campus Iturama/UFTM, e pelo cientista de solo e CEO de uma Startup, Diego Siqueira, o projeto visa trazer um novo nível de consciência sobre os solos agrícolas e urbanos, além de melhorar o desempenho regional promovendo maior rentabilidade e sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuários. O trabalho é integralmente financiado pela empresa parceira.
O projeto utiliza metodologia brasileira, premiada e reconhecida mundialmente para diagnóstico da saúde de solos brasileiros. É o primeiro projeto de inovação social do mundo nessa linha integrando: agricultura regenerativa e de baixo carbono, Agenda 2030 e objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS), formas inovadoras de formação e inclusão tecnológica da sociedade. Sua execução beneficiará mais de 60 mil famílias de toda região.
“Nesta fase, os produtores e órgãos governamentais nos procurarão para execução de projetos específicos pagos visando ao uso racional de insumos, fertilizantes, inseticidas, agroquímicos, tornando a atividade agropecuária mais sustentável”, comentaram os coordenadores do projeto, Vanessa e Eric.
Imagem: Projeto Terama
Redes Sociais