Projeto de extensão implementará captação de água de chuva em Peirópolis
O projeto de extensão universitária “Captação de água pluvial: uma alternativa sustentável ao distrito de Peirópolis”, aprovado em edital do Programa de bolsas de extensão da UFTM, prepara-se para montar seu primeiro sistema de captação e armazenamento de água de chuva para o uso com fins não potáveis na Escola Municipal Frederico Peiró. Os alunos e funcionários da instituição de ensino ajudarão em parceria na tarefa. Após a realização na escola, o projeto multiplicará a iniciativa da prática sustentável para casas e comércios do distrito.
O projeto, que iniciou as atividades neste mês de agosto, almeja a ampla divulgação e multiplicação de conhecimentos técnicos e acadêmicos sobre o assunto a fim de intensificar a conscientização ambiental e práticas sustentáveis e viáveis economicamente na comunidade, com ênfase na qualidade de águas. A intenção do projeto é que cada morador aprenda a fazer o próprio sistema de captação, previamente orientado pela equipe do projeto.
Em Peirópolis, já houve uma coleta de doação de materiais que comporão o sistema de captação e foi feito seu preparo pela equipe de execução do projeto, composta por quatro docentes, uma servidora técnico-administrativa e dois discentes da UFTM, um deles é o bolsista Guilherme Ciconelle. Outros materiais necessários que faltaram, como peças de conexão de tubulação, foram adquiridos com recursos da bolsa. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Bruna Cabral, do Departamento de Engenharia Ambiental, ainda que esteja em período de estiagem, o sistema de captação de água pluvial contribuirá para o sustentável e correto armazenamento de água em época de cheia. A água coletada na escola será utilizada inicialmente para limpeza.
Os resultados do projeto serão divulgados e retornarão para a comunidade acadêmica como instrumento transformador de paradigmas, caracterizando o perfil extensionista da ação. A proposta objetiva ainda produzir um Projeto Piloto a ser replicado futuramente para outras comunidades no entorno de Uberaba. Ao estar atrelado ao Programa “Núcleo Rondon na UFTM”, o projeto de extensão poderá ser desenvolvido pelos rondonistas como oficinas em municípios abrangidos pelas Operações do Projeto Rondon.
Fotos: Divulgação/UFTM
Redes Sociais