Professores da UFTM visitam universidades francesas parceiras do Brafagri e Brafitec
Os coordenadores do projeto de Mobilidade Acadêmica da UFTM, professora Emiliane Andrade Araújo Naves e professor Vitor Tomaz Guimarães Naves, estiveram em missão de trabalho na França de 24 a 28 de outubro de 2022, para visitar universidades francesas parceiras nos projetos Capes Brafagri e Capes Brafitec.
Foram realizadas diversas reuniões com pesquisadores, professores e diretores franceses e também com alunos da UFTM que estudam atualmente na França. As instituições visitadas foram: ENSAIA - Ecole Nationale Supérieure d'Agronomie et des Industries alimentaires, localizada na cidade de Nancy, AgroParisTech na cidade de Paris e também a ISAE - Supméca – Institut Supérieur de Mécanique de Paris. As duas primeiras relacionadas ao Projeto Capes Brafagri e a segunda relacionada ao Projeto Capes Brafitec.
Os cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Mecânica, respectivamente, fazem parte do projeto Brafagri desde 2018 e do projeto Brafitec desde 2014. Ambos os projetos são programas de cooperação internacional entre Brasil e França que possibilitam que alunos de diversas áreas da engenharia realizem intercâmbio nas universidades parceiras dos projetos aprovados pela Capes e Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d’Ingénieurs - CDEFI.
Alunos da UFTM podem concorrer a bolsas de estudo pagas pela Capes. Há a previsão para o próximo ano, a partir de março de 2023, de novamente iniciar o processo de seleção de novos candidatos a participarem dos Projetos. Os interessados em participar desta mobilidade acadêmica deverão comprovar proficiência no idioma francês, no mínimo nível B1 da certificação da Aliança Francesa; estar regularmente matriculado na UFTM; ter histórico escolar entre 40 a 80% do curso integralizado e um notório rendimento acadêmico. Os detalhes deverão ser divulgados por meio de edital de seleção publicado no site da UFTM.
Conforme o coordenador do projeto Brafitec, professor Vitor, ambos os Projetos enriquecem a formação dos futuros engenheiros formados na UFTM. A mobilidade acadêmica abre oportunidades, a exemplo dos alunos que hoje vivem na França. Eles trabalham como engenheiros em grandes empresas ou desenvolvem projetos de pesquisa como trabalhos de doutorado em parceria com as escolas de engenharia e empresas. “Esta oportunidade é conquistada pois os alunos puderam cursar o duplo diploma com as instituições de ensino francesas e concluírem o curso de engenharia na UFTM”, afirmou.
Interessados poderão entrar em contato diretamente com a professora Emiliane Andrade Araujo Naves, coordenadora do Projeto Brafagri, pelo seu e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou com o professor Vitor Tomaz Guimarães Naves, coordeandor do Projeto Brafitec do curso de Engenharia Mecânica pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Crédito das fotos: Vitor Tomaz Guimarães Naves
Redes Sociais