Docentes da UFTM são contemplados com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq
Com o objetivo de valorizar e incentivar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq publicou o edital 09/2022 de Concessão de bolsas do CNPq da modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ), ocasião em que quatro novos professores da UFTM foram contemplados e outros cinco tiveram suas bolsas renovadas. No edital, pesquisadores de todo o país concorrem em diversas áreas do conhecimento e são avaliados por seus pares.
Das bolsas renovadas, as professoras Sabrina Martins Barroso e Darlene Mara dos Santos Tavares tiveram um avanço de nível devido à relevância de suas produções científicas passando agora para bolsistas 1D e 1C, respectivamente. Ainda, foram renovadas as bolsas de produtividade PQ-2 dos professores Jeferson Aparecido Moreto, José Roberto Siqueira Junior, Ronaldo Junio de Oliveira e Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira.
De acordo com informações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG, a Universidade passou a somar 30 bolsistas de produtividade do CNPq (4.65 do corpo docente). “Isso representa mais que o dobro de bolsistas de produtividade em pesquisa se comparado a dez anos atrás. Um orgulho que me deixa feliz todos os dias e que mostra o comprometimento e a dedicação destes professores com a pesquisa brasileira”, destacou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Carlo José Freire de Oliveira.
Novos docentes bolsistas
Os professores/pesquisadores da UFTM, Angélica de Oliveira Gomes (Biologia celular e molecular), Fernanda Rodrigues Soares (Genética, Genética de Populações e Farmacogenética), Juliana Bertucci Barbosa (Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa) e Pedro Donizete Colombo Junior (Educação, Educação Não Formal e Ensino de Ciências) foram selecionados para receber bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq 2022 devido às suas altas produtividades científicas e acadêmicas nos últimos anos.
Angélica de Oliveira Gomes
Para a professora Angélica de Oliveira Gomes, a bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq representa um importante reconhecimento aos pesquisadores brasileiros que dedicam tempo e amor à Ciência no Brasil. “Ter sido contemplada com a bolsa é um importante estímulo para seguir com a missão de produzir conhecimento científico de qualidade e atuar na formação de recursos humanos, capazes de impactar no desenvolvimento e progresso do nosso país. No projeto contemplado com a bolsa, exploraremos um novo imunobiológico que futuramente poderá ser utilizado na prática clínica para tratamento de doenças de origem inflamatória, associadas à tempestade de citocinas. O trabalho irá gerar conhecimento científico multidisciplinar com potencial de impactar a qualidade da saúde humana. Ao CNPq, minha gratidão pela confiança e incentivo”, destacou a pesquisadora.
Fernanda Rodrigues Soares
A pesquisadora Fernanda Rodrigues Soares destaca que seu trabalho será desenvolvido no contexto da Medicina Personalizada. Para a pesquisadora, algumas populações, como a latino-americana, são negligenciadas nos estudos de Genética Humana, em especial na área de Farmacogenética. “Nossa população necessita de maiores evidências científicas para conseguirmos uma implementação de testes farmacogenéticos de qualidade para prever reações adversas e falhas terapêuticas de diversos tratamentos levando em consideração a miscigenação da nossa população. Dados extrapolados de populações europeias nem sempre são adequados para a nossa realidade. A bolsa de produtividade do CNPq é um marco na minha carreira e representa uma motivação imensa para continuar a gerar tais evidências e entender melhor como nossa heterogeneidade genética afeta a resposta a tratamentos medicamentosos”, explicou.
Juliana Bertucci Barbosa
Para a professora Juliana Bertucci Barbosa (DLLP/Ielachs/Profletras), “As bolsas PQ são concedidas, seguindo critérios do CNPq, para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção, entretanto, considerando o momento de escassez orçamentária que estamos vivendo e a negação, por muitos, da Ciência, para mim, essa bolsa ganha outros significados. Passa a ser uma responsabilidade que assumo com a comunidade acadêmica, com colegas, alunos, enfim, com a sociedade de modo geral. Responsabilidade em desenvolver uma pesquisa na área de Sociolinguística que contribua não só com a descrição linguística dos falares da nossa região, mas também impacte e auxilie no ensino de língua portuguesa respeitando a diversidade linguística e cultural brasileira. Essa bolsa vem ainda auxiliar na manutenção de produtivos diálogos e ações realizadas em parcerias com outras instituições e junto com outros colegas de universidades nacionais e internacionais. Precisamos continuar produzindo e disseminando conhecimento, em qualquer área e, para isso, um dos fatores essenciais é o fomento à pesquisa, para que possamos contribuir na formação de uma sociedade mais justa e cidadã. Agradeço ao CNPq e à UFTM por esse apoio e reconhecimento”.
Pedro Donizete Colombo Junior
Nos últimos anos, temos presenciado um cenário sociopolítico em que a ciência tem sido com frequência alvo de negacionismos e fake news. Um movimento que pode ocasionar graves consequências para o indivíduo, a sociedade e também para a cultura científica. É este o contexto que motivou a pesquisa contemplada com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. O objetivo centra-se em investigar as contribuições, possibilidades e o papel da Divulgação Científica no combate ao negacionismo da ciência. Ser contemplado com a bolsa PQ representa um grande reconhecimento às pesquisas que temos desenvolvido colaborativamente junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC/UFTM). Também, sinaliza a responsabilidade e o compromisso que temos com a sociedade e com a formação científica em uma vertente cidadã. Informações sobre nossas pesquisas: https://genfec.com.br/
*Com informações repassadas pela PROPPG.
*Fotos - Arquivo pessoal dos docentes
Mais informações:
Redes Sociais