Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Bombeiros iniciam preparativos para simulado de salvamento de vítimas de incêndio na UFTM no dia 23
Início do conteúdo da página
Treinamento

Bombeiros iniciam preparativos para simulado de salvamento de vítimas de incêndio na UFTM no dia 23

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 11h49

 

Será amanhã, 23, a simulação e treinamento para salvamento de vítimas de incêndio na unidade da UFTM, instalada no Bairro Abadia, na Rua Vigário Carlos (Centro Educacional e Centro de Pesquisa Prof. Aluízio Rosa Prata), realizada pelo 8º Batalhão de Bombeiros Militar, 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas e outros órgãos. Os militares iniciarão a preparação da cobertura do edifício para a recepção das atividades ainda hoje, 22, mas sem afetar a rotina de quem trabalha e mora na área.

A ação busca a integração das instituições para melhor prevenção, preparação e resposta a ocorrências de resgate de vítimas “presas” em uma edificação. O simulado é uma ação integrada com Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, Guarda Municipal – GM, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, e UFTM.

Participantes

As atividades serão divididas em duas etapas. A primeira será teórica, das 8 às 12 horas, no auditório Safira, no prédio da Reitoria, e a segunda será prática, das 16 às 18 horas, no Centro Educacional e Centro de Pesquisa Prof. Aluízio Rosa Prata.

Os organizadores abriram 90 vagas para os participantes da UFTM na simulação, no treinamento teórico. As atividades contarão com a participação de voluntários da UFTM que encenarão como vítimas atendidas pelas equipes no local. Entre eles, estão 22 alunos voluntários selecionados pela Pró-reitoria de Ensino. Há também 33 vagas para convidados (PM, SAMU, Tiro de guerra, GM, Polícia civil, polícia penal, entre outros) e 25 vagas para os bombeiros militares.

Todos os participantes devem preencher o formulário abaixo para controle de inscritos e posterior envio dos certificados de participação. As pessoas serão selecionadas por ordem de inscrição. É necessário que todos os convidados e envolvidos preencham o formulário:

https://docs.google.com/forms/d/1prjJI6MtZxkRF9rFV8aroNllnlR5kFGuM7dU7DMw5P0/viewform?edit_requested=true

Programação

De acordo com informações do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, a ação contará com interdição das vias nas proximidades da unidade da UFTM.  Agentes de trânsito interditarão a rua Vigário Carlos na região das 5 horas da manhã às 18 horas. Não será permitido estacionar com o intuito de deixar a área desimpedida para a simulação.

A parte teórica, que será das 8 às 12 horas no auditório Safira, no prédio da Reitoria da UFTM, contará com palestras e orientações sobre Defesa Civil e como responder a desastres; princípios, características básicas, estrutura organizacional e principais funções do Sistema de Comando em Operações dos Bombeiros; sobre instalações e áreas padronizadas: áreas de concentração de vítimas; e por fim sobre o Sistema de Comando em Operações na prática.

A parte prática será das 16 às 18 horas, no edifício da UFTM – Unidade Abadia, na rua Vigário Carlos, 100, bairro Abadia e o campo de pouso do UTC, na praça Dr. Thomaz Ulhôa, 461, também no bairro Abadia.

Haverá o treinamento/simulado de resgate de vítimas “presas” em uma edificação em chamas, impedindo a saídas dos ocupantes pelas rotas de fugas existentes. Neste simulado, serão executadas as seguintes atividades:

. Salvamento/remoção de vítimas com uso de aeronave;

. Resgate de vítimas com técnicas de salvamento em alturas (tirolesa);

. Instalação de Sistema de Comando em Operações para o gerenciamento;

. Atendimento de múltiplas vítimas com apoio do SAMU;

. Atuação conjunta com outros órgãos (PM, SAMU, GM, COMPDEC e UFTM).

De acordo com os organizadores, esta ação justifica-se pela necessidade de alinhamento e integração dos órgãos para melhor prevenção, preparação e resposta a ocorrências desta natureza; mensurar a capacidade de mobilização e atuação dos órgãos envolvidos na resposta; bem como, pela crescente verticalização da cidade de Uberaba e ausência de viatura auto-escada (AE). E, ainda, constitui oportunidade ímpar de divulgação da necessidade de instalação e manutenção de medidas preventivas contra incêndio e pânico em todas as edificações da cidade.

 

Foto: Edmundo Gomide/UFTM

Fim do conteúdo da página