Geoparque Uberaba torna-se um aspirante com envio de dossiê
Na última terça-feira, 29 de dezembro de 2022, a equipe da Governança do Projeto Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes enviou o dossiê ao Ministério das Relações Exteriores - MRE e oficialmente passou a ser um Aspirante a Geoparque da Unesco. Na sequência, o Ministério das Relações Exteriores valida o dossiê e o encaminha à Unesco França.
Há 12 anos, surgiu a ideia de transformar o território de Uberaba em um geoparque reconhecido pela Unesco por meio da tese de doutorado do geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro. Uberaba, por sua geodiversidade específica e de relevância internacional, cumpria todos os requisitos para ser um geoparque. Desde então, quatro instituições se uniram, sendo a UFTM, a Prefeitura de Uberaba, a ABCZ e o Sebrae-MG, com o objetivo de buscar a chancela do município de Uberaba, vislumbrando que esse reconhecimento trará desenvolvimento econômico e social para a cidade
Uberaba, antes no contexto de um projeto, com o envio do dossiê, passa a ser denominada Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes. O dossiê é um documento a ser preenchido com informações pedidas pela Unesco, sendo um formulário de autoavaliação e perguntas abertas detalhando sobre a características e condições em que se encontra o território de Uberaba, o que norteará a equipe que virá avaliar o Aspirante.
A escrita do dossiê foi encabeçada pelo pró-reitor de Extensão Universitária da UFTM, professor Fabrício Anibal Corradini, e pela diretora do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Stela Mariana de Morais, munidos das informações dos sete grupos de trabalho do projeto que vem atuando com a finalidade de alavancar o Geoparque Uberaba.
O documento ainda foi diagramado pela técnica em artes gráficas da Editora da UFTM, Viviane Mara Miranda Rodrigues, finalizando o dossiê que foi enviado ao MRE e à Unesco.
Uberaba agora se prepara para receber os avaliadores da Unesco entre maio e novembro de 2023. Enquanto isso, várias ações continuam sendo desenvolvidas buscando o reconhecimento do território de Uberaba como um geoparque da Unesco.
ACESSE O DOSSIÊ: https://drive.google.com/drive/folders/1_9Y51oUcOWbzbqfdEzsKfVLE9kPlCRGE
Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais