Peirópolis recebe fósseis encontrados em obras de condomínio em Uberaba
Em dezembro de 2022, o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis – CCCP, por meio do Centro de Pesquisas Paleontológicas L. I. Price, recebeu centenas de fósseis incrustados em mais de 250 blocos de rochas. O material faz parte de um achado realizado por empresa de consultoria ambiental em condomínio em construção nas proximidades do Bairro Beija Flor II, em Uberaba. Esse encontro, a identificação e o encaminhamento de peças para pesquisas paleontológicas é resultado do Programa de Monitoramento e Salvamento Paleontológico, em atendimento à Portaria 003/2015, que prevê que todo e qualquer empreendimento que tenha raspagem de solos e escavação em rochas com potencialidades paleontológicas é obrigado realizar estudos técnicos de avaliação paleontológica.
De acordo com informações do CCCP/UFTM, o processo de monitoramento teve início em fevereiro de 2022, tendo sido movimentadas milhares de toneladas de rochas até dezembro de 2022. O trabalho de acompanhamento paleontológico deve estender até o primeiro trimestre de 2023.
Ainda conforme informações do CCCP/UFTM, a principal novidade, além do volume extraordinário de fósseis, é a pluralidade de formas de vida. Até onde se pode constatar, de maneira ainda muito preliminar, compreende uma fauna atribuída a dinossauros herbívoros, lagartos, crocodyliformes, rãs e conchas de moluscos de água doce. São exemplares delicados, contudo fósseis chaves para a descrição de novas espécies. Há materiais cranianos e fósseis bastante articulados de esqueletos de pequenos organismos que demandarão muito tempo e trabalho para retirá-los das rochas.
Conheça o Museu dos Dinossauros
Fotos: Elioenai Amuy/UFTM
Redes Sociais