Centro Educacional agora tem ponto de recebimento de resíduos eletrônicos
A UFTM firmou parceria com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas – Codau do município de Uberaba para a destinação ambientalmente adequada de equipamentos eletroeletrônicos inservíveis. Como medida executiva dessa cooperação, o Centro Educacional da UFTM passou a ter um ponto de recebimento de resíduos eletrônicos para que a comunidade possa descartar seus equipamentos inservíveis de forma correta e segura.
Podem ser depositados no local pequenos equipamentos eletrônicos como controles remotos, mouses, rádios, teclados, videogames, telefones, celulares, cabos, adaptadores, entre outros, além de pilhas e baterias.
A Codau vai monitorar e realizar a coleta regular dos resíduos dispostos pela comunidade e o material será inserido no sistema de logística reversa por meio da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – ABREE. Dessa forma, os metais e outros materiais presentes nesses equipamentos podem ser recuperados e utilizados na produção de novos produtos ou receberem uma destinação ambientalmente adequada.
Ao depositar resíduos eletrônicos no coletor apropriado, a população contribui para preservar o meio ambiente e reduzir os impactos negativos causados pelo descarte inadequado desses materiais, uma vez que esses resíduos contêm substâncias tóxicas que podem prejudicar a saúde humana e o meio ambiente.
A Codau estuda disponibilizar um ponto de recebimento também na Unidade Univerdecidade da UFTM. Por enquanto, a recomendação para aqueles que não possam comparecer ao Centro Educacional é dispor seus resíduos no Centro de Tecnologia e Educação Ambiental (CETA), instalado no Parque das Barrigudas.
Foto: Serviço de Planejamento Sustentável/UFTM
Redes Sociais