Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de bolsas PIBIC do CNPq/UFTM seleciona candidatos da graduação em 2023
Iniciação Científica e Tecnológica

Programa de bolsas PIBIC do CNPq/UFTM seleciona candidatos da graduação em 2023

Publicado: Terça, 02 de Maio de 2023, 10h39

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPPG/UFTM divulga edital para seleção de candidatos aos programas de bolsas de iniciação científica e tecnológica da graduação: PIBIC/CNPq, PIBIC-Af/CNPq, PIBITI/CNPq, PIBIC/UFTM, PIBITI/UFTM e Sem Bolsa (Voluntária) em 2023.

Serão distribuídas 98 bolsas para alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFTM: 79 PIBIC/CNPq, 1 (uma) PIBIC-Af/CNPq, 3 (três) PIBITI/CNPq, 12 (doze) PIBIC/UFTM e 3 (três) PIBITI/UFTM), estando o número das bolsas condicionado à liberação de cotas pelo CNPq e pela UFTM. Haverá demanda livre para as propostas recomendadas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Sem Bolsa (voluntária). A vigência do projeto, com fomento ou voluntariado, terá duração de 12 meses (setembro/2023 a agosto/2024). Os valores das bolsas CNPq/UFTM, liberadas mensalmente, serão estipulados, respectivamente, conforme normatização específica, pela agência de fomento CNPq e pela gestão, com esta atribuição, na UFTM.

O Programa tem o objetivo de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes da graduação, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior.

As inscrições estarão abertas das 7 horas do dia 8 de maio até às 23h59 do dia 9 de junho de 2023, sendo necessário o envio eletrônico dos documentos pelo sistema UFTMNet (https://sistemas.um.edu.br/integrado/?id=1)

O período de submissão de propostas dos candidatos será de  de maio a 9 de junho de 2023. A seleção das propostas submetidas à PROPPG/UFTM será realizada de acordo com as seguintes etapas:

- Etapa I - Pré-análise pela Equipe de Iniciação Científica e Tecnológica: consiste na verificação documental da proposta, exceto o conteúdo do projeto, inserida no sistema UFTMNet, exclusivamente em formato PDF.

- Etapa II - Pareceristas ad hoc avaliarão o conteúdo dos projetos e as produções acadêmicas apresentados pelos proponentes.

A lista contendo o Resultado Final será publicada até 25 de agosto de 2023, no sítio eletrônico da UFTM, na página da Iniciação Científica e Tecnológica. As atividades e a vigência dos projetos terão início em 1º de setembro de 2023. O início da vigência das bolsas poderá ser alterado, dependendo da liberação de recursos financeiros pela agência de fomento.

Mais informações sobre o processo seletivo acesse a página do edital nº 14: