Aberto processo seletivo para Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFTM divulga o processo de seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica, patrocinadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, nas seguintes modalidades:
-Iniciação Científica e Tecnológica - BIC/FAPEMIG;
-Iniciação Científica Sem Bolsa (voluntária).
Serão distribuídas 110 bolsas, estando este número condicionado à liberação de cotas pela FAPEMIG. Haverá demanda livre para as propostas recomendadas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica e Sem Bolsa.
A finalidade do programa é despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes da graduação, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior.
As inscrições estarão abertas das 7 horas do dia 19 de junho de 2023 até as 23h59 do dia 21 de julho de 2023, sendo necessário o envio eletrônico dos documentos pelo sistema UFTMNet (https://sistemas.um.edu.br/integrado/?id=1). As propostas serão submetidas, exclusivamente, em formato eletrônico, no sistema UFTMNet.
Os candidatos às bolsas da FAPEMIG e os candidatos voluntários (projetos desenvolvidos na modalidade “Sem bolsa”), devem estar regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFTM. O estudante contemplado com bolsa da FAPEMIG não poderá ter vínculo empregatício e deverá dedicar-se exclusivamente às atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão).
A vigência do projeto, com fomento ou voluntário, terá duração de 12 meses (outubro/2023 a setembro/2024). Os valores das bolsas, liberadas mensalmente, serão estipulados pela agência de fomento FAPEMIG.
Seleção
A seleção das propostas submetidas à PROPPG/UFTM será realizada de acordo com as seguintes etapas:
- Etapa I - Pré-análise pela equipe de Iniciação Científica e Tecnológica: esta etapa consiste na verificação documental da proposta, exceto o conteúdo do projeto, representada pelos documentos eletrônicos gerados, através do sistema UFTMNet, e assinados eletronicamente, e documentos externos inseridos no mesmo sistema, exclusivamente em formato PDF.
- Etapa II - Pareceristas ad hoc avaliarão o conteúdo dos projetos, conforme critérios do edital e as produções acadêmicas apresentadas pelos proponentes.
Após o prazo de retificação de documentos, será divulgada, na página da Iniciação Científica e Tecnológica da UFTM (https://www.um.edu.br/editais-instucionais/iniciacao-cienfica/editais-em-andamento), uma lista com as propostas aprovadas na Etapa I.
Após prazo de interposição e/ou julgamento dos recursos da Etapa II, será publicada uma nova lista contendo o Resultado Final, por setor de lotação do orientador, sendo a classificação em ordem decrescente de pontuação disponibilizada no sítio eletrônico da UFTM, na página da Iniciação Científica e Tecnológica ( https://www.um.edu.br/editaisinstucionais/iniciacao-cienfica/editais-em-andamento).
Após a divulgação do resultado final, o estudante contemplado com bolsa deverá realizar cadastro na Plataforma Everest - FAPEMIG (http://everest.fapemig.br/Home/login). Somente os candidatos, devidamente cadastrados na Plataforma Everest, poderão receber a bolsa, lembrando que a forma de pagamento mensal das bolsas será determinada e realizada pela própria FAPEMIG e não há previsão de pagamento retroativo.
As atividades e a vigência dos projetos terão início em 1º de outubro de 2023. O início da vigência da bolsa poderá sofrer alterações de acordo com o calendário da agência de fomento.
Para mais informações, acesse a página do edital nº 22:
https://www.uftm.edu.br/editais-institucionais/iniciacao-cientifica/editais-em-andamento
Redes Sociais