Programa de Extensão "Oficinas de Parentalidade" vai à escola
O Programa de Extensão Universitária da UFTM "Oficinas de Parentalidade", sob coordenação da professora Luciana Maria da Silva, do Departamento de Saúde Coletiva, em parceria com a 10ª Promotoria de Justiça de Uberaba e o Juizado da Infância e Juventude de Uberaba, terá a primeira experiência de realização fora das dependências da UFTM, em uma escola municipal de Uberaba. O grupo multidisciplinar estará no próximo sábado, 24, com famílias, com filhos menores de idade, na Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão. As famílias serão convidadas pela direção da escola.
O Programa, desenvolvido desde 2014 na UFTM, tem por objetivo atender famílias em processo de divórcio que revelem abordagens familiares destrutivas e visa auxiliar pais e os filhos menores de idade no enfrentamento de possíveis situações conflituosas e suas consequências. Possuem caráter pedagógico, em que são transmitidas técnicas apropriadas de comunicação na família, informações a respeito das consequências emocionais dos conflitos para os filhos, bem como de aspectos legais sobre alienação parental, guarda, dentre outros temas.
Serão realizadas na escola municipal oficinas para pais e filhos, separadamente, com duração de 4 horas, sendo quatro oficinas: uma para crianças (6 a 11 anos), outra para adolescentes (12 a 17 anos) e duas para os pais, sendo que o ex-casal participa em salas diferentes. Cada oficina é coordenada por instrutores capacitados e o material utilizado foi sistematizado e disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Acesse a página do Programa nas redes sociais:
https://www.instagram.com/oficinasdeparentalidade/
Redes Sociais