UFTM participa de encontro com governador e lideranças de Araxá e região
A reitora Marinalva Vieira Barbosa e a professora Luciana de Almeida Silva Teixeira, superintendente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), participaram na tarde de 17 de julho de 2023, de um almoço promovido pela prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, com lideranças femininas de Uberaba e com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Em seguida, durante evento no Parque do Mirante, onde prefeitura e governo estadual assinaram convênio para implantação do SAMU Regional, Zema anunciou um aumento no aporte anual para o HC-UFTM de 13 milhões para 20 milhões de reais, previsto para o ano de 2024. O recurso financeiro tem origem no Programa Valora Minas, do governo do estado, que é repassado ao município e, ao final, para a Ebserh.
Reunião com lideranças de Araxá e região
Após o evento, a reitora Marinalva e os pró-reitores de Administração, Lauro Osiro, e de Planejamento, Luiz Fernando Rodrigues, se reuniram no prédio da Reitoria da UFTM com lideranças políticas da cidade de Araxá, entre eles o prefeito Robson Magela, a secretária de Educação Zulma Moreira, os vereadores Leni Nobre, Raphael Rios e Bosco Jr. (presidente da câmara dos vereadores), o deputado estadual João Bosco e o presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, Jales André. Estiveram presentes também lideranças de cidades da microrregião de Araxá, como o prefeito de Pedrinópolis, Rafael Ferreira Silva, prefeito de Perdizes, Roberto Bergamasco, e vice-prefeita, Lucimar Cunha.
O objetivo desse encontro foi resgatar a discussão a respeito da implantação do campus da UFTM na cidade de Araxá. Marinalva destacou a importância de ouvir o município de Araxá e suas demandas por cursos que possam ser oferecidos pela UFTM e que atendam as orientações do MEC. “A retomada desse projeto deve ter em pauta um campus universitário com estruturas básicas de funcionamento, como, por exemplo, a facilidade de transporte, uma vez que é conhecida a dificuldade dos discentes com o horário de ônibus no próprio município de Uberaba, quando se trata do deslocamento para a Univerdecidade”, ressaltou a reitora.
O pró-reitor de Planejamento, Luiz Fernando, sugeriu como encaminhamento para a retomada das tratativas:
- Atualização do projeto do campus Araxá;
- Verificação das demandas de cursos levantadas pela secretaria de Educação do Município e adequação aos requisitos da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação;
- Agendamento de visita técnica ao local;
- Agendamento no MEC.
A sugestão foi acolhida pelos presentes e em agosto deverá ser agendada a visita técnica.
Redes Sociais