Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Trabalho científico do PPGAS é premiado em simpósio internacional
Início do conteúdo da página
Prêmio

Trabalho científico do PPGAS é premiado em simpósio internacional

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2023, 08h55

O trabalho “Adaptação transcultural e análise das propriedades métricas do instrumento”, um projeto desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Acesso Vascular – GAV da UFTM, recebeu o prêmio de 1º lugar em comunicação oral de trabalhos científicos no “VII Simpósio Internacional de Acessos Vasculares e Terapia Infusional (SIAV)”, realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, no início de julho.

Damiana Aparecida Trindade Monteiro apresentou o trabalho como egressa do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da UFTM, sob orientação da professora Silmara Elaine Malaguti Toffano. Outros autores são os professores Divanice Contim, Julio Cesar de la Torre Montero, Vardelei  José Hass e Elucir Gir. O doutorado está concluído, sendo um projeto desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Acesso Vascular - GAV.

Foram aproximadamente 50 trabalhos apresentados, desenvolvidos no Brasil em instituições públicas e privadas, por enfermeiros e outros profissionais da área de acessos vasculares e terapia infusional.

Damiana Aparecida Trindade Monteiro
Damiana Aparecida Trindade Monteiro

“O nosso trabalho realizou a tradução de uma escala desenvolvida na Holanda denominada A-DIVA.  É uma escala capaz de identificar pacientes com acesso venoso periférico difícil (pacientes com veias difíceis de puncionar). O objetivo é identificar os pacientes com veias difíceis e reduzir o número de tentativas de punção venosa, minimizando dor e sofrimento. A escala é um instrumento que utiliza a avaliação do profissional (visão e palpação), o relato do paciente ou prontuário e mensuração das veias com uma fita métrica”, explicou Damiana. Com a pontuação da escala, o profissional tem subsídio para definir sua conduta no procedimento.

A VII edição do SIAV reuniu centenas de profissionais de Terapia de Infusão de todo o Brasil, com participação de especialistas nacionais e internacionais. Foram três dias de atividades científicas que incluíram pré-cursos, palestras, mesas-redondas, simpósios satélites e apresentações de trabalhos científicos.

 

Fotos: Arquivo pessoal/ Damiana Aparecida Trindade Monteiro 

 

Fim do conteúdo da página