Campanha Agosto Lilás promove roda de conversa sobre violência contra as mulheres
A Campanha Agosto Lilás na UFTM promove a roda de conversa sobre violência contra as mulheres, com a advogada Morena Monallisa Felício Moreira da Silva, no dia 24 de agosto, às 18 horas, na sala Porta Laranja, no Centro Educacional da UFTM. Morena é presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial 14ª Subseção Uberaba - MG; membro da Comissão de Direito na Escola 14ª Subseção Uberaba - MG; delegada de Prerrogativas OAB/MG; suplente do Conselho Municipal de Cultura Afro-brasileira, pós-graduanda em Políticas Sociais e Questão Racial – UFTM. A campanha Agosto Lilás é promovida na UFTM pela Ouvidoria, PROACE e PRORH.
Toda comunidade pode participar. As inscrições são realizadas pelo link:
A campanha prevê, além de rodas de conversas, oferecer palestras, sessões de filmes e demais meios que fomentem a orientação e esclarecimento, bem como o estímulo à sensibilização de toda a comunidade acadêmica sobre o tema da violência contra a mulher.
Agosto Lilás
A Campanha “Agosto Lilás - mês de conscientização no combate à violência contra a mulher” foi criada em alusão à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que instituiu mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, quando surgiu da necessidade de inibir esses casos de violência no Brasil.
A campanha nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.
“Deste modo, a violência contra a mulher deve ser tratada com mais atenção e a população precisa ficar atenta. É preciso estar atento porque há vários tipos de violações contra as mulheres, na maioria das vezes a violência contra a mulher acontece de forma silenciosa. A sociedade precisa estar em alerta e a qualquer sinal deste crime é preciso que seja denunciado”, afirmou Tatiana de Souza Figueiredo Marchesi, servidora da Ouvidoria.
O papel da Ouvidoria da UFTM é ser o primeiro canal de acesso para recebimento de denúncias de assédio moral, sexual e violência contra as mulheres, fazendo o acolhimento das vítimas e prestando as orientações sobre as formas de denunciar, e encaminhar as alunas ao NAE/PROACE - Núcleo de Atenção aos Estudantes ou, sendo servidoras, ao DASS/PRORH - Departamento de Atenção à Saúde do Servidor.
Tanto o NAE quanto o DASS contam com assistentes sociais que fazem o acolhimento com escuta qualificada, orientações e encaminhamento para rede socioassistencial e de saúde a depender da demanda apresentada; além de psicólogos para acompanhamento clínico. O atendimento social pode ser realizado mediante manifestação espontânea ou encaminhamento por outros profissionais ou pelas denúncias formalizadas por meio da Ouvidoria.
A Controladoria-Geral da União (CGU) elaborou o Guia Lilás – Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal.
O Guia Lilás está disponível em:
https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/1/16385/4/Guia_para_prevencao_assedio.pdf
Contatos e endereços:
OUVIDORIA UFTM
Endereço: Prédio da Reitoria - Avenida Frei Paulino, 30, Subsolo - Bairro Abadia
CEP: 38025-180 Uberaba - MG
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 07h às 11:30 e 12:30 às 16h
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefones: (34) 3700-6166 | (34) 3700-6208
DASS - DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR
Endereço: Rua Carlos Rodrigues da Cunha, 223 - Bairro Centro
CEP: 38010-170 - Uberaba – MG
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira das 7h às 11h e 13h às 16h30
E-mail setorial: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
WhatsApp business no DASS
*Serviço Social*
3700-6662 - Horário de atendimento: 7h às 12h e 13h às 16h de segunda a sexta-feira - Responsáveis: Cristielle Moreira e Sarah Sorati dos Santos
PROACE
Divisão de Serviço Social da Proace
Endereço: Av. Getúlio Guaritá, 159, 2º andar - Sala 230 - Centro Educacional
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Telefone: (34) 3700-6978
Redes Sociais