Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Campanha Agosto Lilás promove roda de conversa sobre violência contra as mulheres
Início do conteúdo da página
Campanha

Campanha Agosto Lilás promove roda de conversa sobre violência contra as mulheres

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 11h27

A Campanha Agosto Lilás na UFTM promove a roda de conversa sobre violência contra as mulheres, com a advogada Morena Monallisa Felício Moreira da Silva, no dia 24 de agosto, às 18 horas, na sala Porta Laranja, no Centro Educacional da UFTM. Morena é presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial 14ª Subseção Uberaba - MG; membro da Comissão de Direito na Escola 14ª Subseção Uberaba - MG; delegada de Prerrogativas OAB/MG; suplente do Conselho Municipal de Cultura Afro-brasileira, pós-graduanda em Políticas Sociais e Questão Racial – UFTM. A campanha Agosto Lilás é promovida na UFTM pela Ouvidoria, PROACE e PRORH.

Toda comunidade pode participar. As inscrições são realizadas pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeM8mWYl5pMgpyJF8Ot6sRYAojst4kLZNpoRIJpz6a3JobYQw/viewform?usp=sf_link

A campanha prevê, além de rodas de conversas, oferecer palestras, sessões de filmes e demais meios que fomentem a orientação e esclarecimento, bem como o estímulo à sensibilização de toda a comunidade acadêmica sobre o tema da violência contra a mulher.

Agosto Lilás

A Campanha “Agosto Lilás - mês de conscientização no combate à violência contra a mulher” foi criada em alusão à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que instituiu mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, quando surgiu da necessidade de inibir esses casos de violência no Brasil.

A campanha nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

“Deste modo, a violência contra a mulher deve ser tratada com mais atenção e a população precisa ficar atenta. É preciso estar atento porque há vários tipos de violações contra as mulheres, na maioria das vezes a violência contra a mulher acontece de forma silenciosa. A sociedade precisa estar em alerta e a qualquer sinal deste crime é preciso que seja denunciado”, afirmou Tatiana de Souza Figueiredo Marchesi, servidora da Ouvidoria.

O papel da Ouvidoria da UFTM é ser o primeiro canal de acesso para recebimento de denúncias de assédio moral, sexual e violência contra as mulheres, fazendo o acolhimento das vítimas e prestando as orientações sobre as formas de denunciar, e encaminhar as alunas ao NAE/PROACE - Núcleo de Atenção aos Estudantes ou, sendo servidoras, ao DASS/PRORH - Departamento de Atenção à Saúde do Servidor.

Tanto o NAE quanto o DASS contam com assistentes sociais que fazem o acolhimento com escuta qualificada, orientações e encaminhamento para rede socioassistencial e de saúde a depender da demanda apresentada; além de psicólogos para acompanhamento clínico. O atendimento social pode ser realizado mediante manifestação espontânea ou encaminhamento por outros profissionais ou pelas denúncias formalizadas por meio da Ouvidoria.

A Controladoria-Geral da União (CGU) elaborou o Guia Lilás – Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal.

 O Guia Lilás está disponível em:

https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/1/16385/4/Guia_para_prevencao_assedio.pdf

Contatos e endereços:

OUVIDORIA UFTM

Endereço: Prédio da Reitoria - Avenida Frei Paulino, 30, Subsolo - Bairro Abadia
CEP: 38025-180 Uberaba - MG
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 07h às 11:30 e 12:30 às 16h

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefones: (34) 3700-6166 | (34) 3700-6208

 

DASS - DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR

Endereço: Rua Carlos Rodrigues da Cunha, 223 - Bairro Centro

CEP: 38010-170 - Uberaba – MG

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira das 7h às 11h e 13h às 16h30

E-mail setorial: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

WhatsApp business no DASS

*Serviço Social*

3700-6662 - Horário de atendimento: 7h às 12h e 13h às 16h de segunda a sexta-feira - Responsáveis: Cristielle Moreira e Sarah Sorati dos Santos

 

PROACE

Divisão de Serviço Social da Proace

Endereço:  Av. Getúlio Guaritá, 159, 2º andar - Sala 230 - Centro Educacional

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Telefone: (34) 3700-6978

 

 

 

Fim do conteúdo da página