UFTM, Cohagra e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fecham projeto final de moradia para idosos de baixa renda
Foi apresentado na reunião realizada no dia 9 de agosto de 2023 na Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), o projeto arquitetônico final das moradias populares que deverão abrigar pessoas idosas de baixa renda do município de Uberaba. Este projeto arquitetônico foi o ajuste que a engenharia da Cohagra fez do projeto que está registrado na Pró-reitoria de Extensão Universitária com o título “Projeto Mais Idade mais Saúde: Residencial para idosos Vida & Saúde”, sob coordenação da professora Lislei Patrizzi, do curso de Fisioterapia (UFTM), em parceria com os professores Rodrigo Soares Garcia da Silva, do curso de Engenharia Civil (UFTM), Elias Oliveira Serqueira, do curso de Física (UFTM), Fabrício Anibal Corradini, do Curso de Geografia (UFTM), e Maycon Sousa Pegorari, do curso de Fisioterapia (UFTM. Os professores participam com projetos e contribuições importantes direcionadas ao planejamento estrutural, adaptação das casas e na utilização da Inteligência Artificial para proteção dos idosos em relação às quedas.
De acordo com a coordenadora do Projeto de Extensão, serão construídas inicialmente 20 residências com capacidade máxima de 40 pessoas idosas, de baixa renda, com a sua funcionalidade preservada. A construção foi definida próximo a Unidade de Atenção ao Idoso – UAI, no Parque do Mirante, em terreno doado pela COHAGRA. A proposta já conta com um recurso de R$ 800.000,00, incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. “A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) de Uberaba não tem medido esforços para acelerar o processo de recebimento dos recursos. O Governo Municipal também buscou recentemente recursos junto ao governo de estado”, afirmou Lislei.
A proposta deste residencial é seguir o modelo de estilo de vida de Loma Linda – Califórnia / EUA, uma blue zone (zona azul) que se baseia em oito pilares de saúde (Estilo de vida NEW START – Nutrição, Exercício, Água, Sol, Temperança, Ar, Descanso e Confiança). “Pesquisas, com grande impacto social, foram desenvolvidas por discentes vinculados ao Programa de Pós-graduação em Fisioterapia UFTM/UFU e comprovaram os benefícios deste estilo de vida em vários grupos no município de Uberaba”, concluiu a coordenadora.
Imagens: arquivo pessoal de Lislei Patrizzi/UFTM
Redes Sociais