Zebu Baja prepara novo protótipo 4x4 para próximas competições
A equipe do projeto de extensão universitária Zebu Baja, coordenada pelo professor Marcos Shimano, do curso de Engenharia Mecânica da UFTM, começou o projeto de construção de um novo protótipo para participar das próximas competições: um carro Zebu Baja 4x4. A ideia surgiu com a exigência de que na competição mundial somente poderão participar veículos com este tipo de configuração, diferente do modelo antigo que é 4x2. Um carro 4x4 é aquele que tem tração nas quatro rodas, significa que as quatro rodas do veículo estão conectadas à transmissão e podem receber a força do motor, enquanto no 4x2, a força é transferida apenas para duas delas.
Embora as competições nacionais ainda não façam a mesma exigência, já existem testes específicos para veículos deste tipo. “Como vamos ter que construir um novo protótipo, porque não podemos mais competir com o antigo, decidimos construir o próximo veículo já na configuração 4x4. Há uma exigência das competições de que os mesmos veículos só podem participar por dois anos”, explicou Shimano.
Será um projeto que começa praticamente do zero, pois será preciso mudar todos os sistemas mecânicos como freio, suspensão, chassi e powertrain (cadeia cinemática que fornece energia para o carro). “Vamos ter que transmitir a tração para as rodas na frente, sem poder alterar algumas estruturas básicas que são do regulamento, principalmente com relação a algumas dimensões do chassi e da segurança do piloto”, ponderou o coordenador da equipe. Será usado um diferencial nas rodas da frente para possibilitar a manobrabilidade do veículo. Como é uma peça grande, precisará ser adaptada dentro do veículo, sem atrapalhar o piloto. Além disso, terão que passar um eixo no meio do carro para transmitir a tração do motor que fica na parte de trás para frente. Para tanto, será exigido o desenvolvimento e construção de dispositivos que serão novidade para toda a equipe. "Com o novo protótipo 4x4 a dinâmica do veículo irá mudar, o carro terá muitos benefícios em tração e na capacidade de superar obstáculos. Estou animado com o desafio e ansioso para ver o novo carro!", comentou animado o piloto principal, Murilo Ceciliato Perão, aluno do 3º período do curso de Engenharia Mecânica.
A equipe Zebu Baja tem representado a UFTM desde 2012 em nove competições regionais e dez nacionais do programa Baja SAE Brasil, em que participam times de cursos de engenharia de instituições de ensino superior. A mais recente, nacional de 2023, contou com a participação de 67 equipes. “Na última competição nacional, somente quatro equipes levaram veículos 4x4, e apenas duas conseguiram levar seus veículos para todas as provas, as outras quebraram. Ou seja, é um desafio muito grande para todas as equipes do Brasil”, contou Shimano. A principal vantagem esperada deste tipo de configuração é a facilidade com que o veículo irá ultrapassar os obstáculos. Mas no final das contas, o professor entende que o mais importante desse processo é ser um novo desafio para os estudantes de engenharia em que é preciso desenvolver novos projetos e não apenas replicar o que já existe dentro de cada equipe. “Porque o principal objetivo deste projeto é formar engenheiros com capacidade de enfrentar dificuldades, saber aplicar as teorias na prática, saber cumprir cronogramas e principalmente saber trabalhar em equipe. Então estes novos desafios dá uma boa agitada nos membros da equipe”, destacou o coordenador.
A formação da equipe
Houve um novo processo seletivo recentemente em que entraram vários membros. O projeto visa manter a renovação constante para que a equipe tenha sempre membros mais experientes trabalhando com aqueles que começam. O coordenador relatou que houve problemas na competição regional de 2022 quando apenas três integrantes da equipe tinham participado de alguma competição. “O capitão da época, que é o mesmo hoje, assumiu a liderança da equipe com apenas seis meses depois de entrar no projeto. Foi um grande desafio para ele e para mim. Ao final, ele conseguiu superar todos os desafios e levou a equipe para a competição regional e também a Nacional 2023, que aconteceu em março na cidade de São José dos Campos/SP. Devido a sua dedicação e amor pela equipe, ele decidiu assumir o compromisso deste novo desafio, que é construir um veículo 4x4”, concluiu Shimano.
Para o capitão da equipe, o aluno Leonardo Cardoso Martins de Sá, do 9º período do curso de Engenharia Mecânica, assumir a liderança do grupo pouco tempo após a efetivação dele foi uma das coisas mais desafiadoras que enfrentou na vida. “Inicialmente, meu objetivo era preparar a equipe, que também era muito nova, tanto em relação ao projeto quanto à faculdade. Fazia isso enquanto eu mesmo me familiarizava com as responsabilidades de capitão. A experiência de participar da Equipe Zebu Baja é transformadora, as oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal, acadêmica e profissional são inúmeras. Ao longo de nossa permanência na equipe, adquirimos uma ampla gama de habilidades técnicas e interpessoais, que têm se mostrado extremamente diferenciais e importantes para o mercado de trabalho. Isso nos tem proporcionado diversas oportunidades”, pontuou Leonardo.
Mais informações sobre o Baja SAE Brasil: https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sae-brasil/
Fotografias: Luis Adolfo/UFTM
Redes Sociais