UFTM é contemplada em chamada pública para instalação de praça de ciência em Peirópolis
Recentemente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou a Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT-VERDE AMARELO com o intuito de fomentar o Programa Praças da Ciência em Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e Espaços Científicos Culturais. A UFTM participou e foi contemplada com a aprovação do projeto de praça da ciência “Dinogarden: uma praça sociocientífica e cultural”, a ser instalada em Peirópolis, mais especificamente nos jardins do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) – Museu dos Dinossauros.
Participaram do edital propostas de todas as regiões do país. A proposta da UFTM foi a 1ª colocada no Estado de Minas Gerais e a 5ª em âmbito nacional. Ao todo, os recursos para o projeto ultrapassam meio milhão de reais, sendo recursos da FINEP (R$ 287.634,57), contrapartidas e manutenção do espaço.
O edital pontua que um dos objetivos é “criar novas oportunidades para que crianças e jovens possam compreender o mundo ao seu redor e refletir sobre os diversos campos do saber, além de estimular o intercâmbio entre a produção do conhecimento científico e tecnológico”.
Para o professor Pedro Colombo, coordenador da proposta aprovada, “este resultado vem evidenciar o grande potencial da região e, em especial, de Peirópolis, para o desenvolvimento de ações de popularização da ciência e da tecnologia. Agrega também as ações para o reconhecimento do “Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes” na região do Triângulo Mineiro”.
Na proposta “Dinogarden”, os visitantes encontrarão diversas atividades interativas e com acessibilidade, na forma de brinquedos didático-lúdico-científicos em exposições permanentes. Serão brincadeiras comumente encontradas em centros de ciências, como telefone sem fio – o som que se propaga; carrossel com brincadeira de girar (acessibilidade); relógio do sol; balanço didático que permite a interação entre cadeirante e acompanhante (acessibilidade); vai e volta - pêndulos humanos; gangorra - quem vai subir; além de outras atividades temporárias oferecidas à população, como observação do céu noturno e caixas de escavações (simulação na localização de fósseis).
O professor ressalta que a aprovação de uma proprosta dessa magnitude só foi possível a partir de um trabalho coletivo e de parcerias. O grupo de trabalho da UFTM, que idealizou a proposta, foi composto por docentes e técnicos administrativos de diferentes institutos e setores da Universidade, sendo os docentes Pedro Donizete Colombo Junior, Marcos Dionizio Moreira, Thiago da Silva Marinho, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Carlo José Freire de Oliveira, Angelica de Oliveira Gomes e os técnicos administrativos Stela Mariana de Morais, Diogo Nobre da Silva e João de Magalhães Lopes. Também integram a equipe mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e professores da rede pública de ensino. Também contribuíram com o delineamento do plano de comunicação e com o projeto arquitetônico do espaço os setores de Serviço de Mídia e Extensão em Cultura e de Planejamento e Infraestrutura da UFTM, por meio das servidoras Aparecida Rosário de Oliveira Silva e Veruska Bichuette Custodio.
Para a equipe idealizadora da proposta, o “Dinogarden” será um espaço de promoção do conhecimento, em que a popularização da ciência e da tecnologia se fará presente a partir de diferentes oportunidades de interação entre o público visitante, mediadores e os objetos em exposição. O espaço nasce com o propósito de agregar a possibilidade de as pessoas ampliarem seu conhecimento a partir de atividades e brinquedos didáticos, lúdicos e interativos que abrangem diferentes temas e áreas do conhecimento. “Espera-se que seja um espaço que some às atividades já desenvolvidas pelo Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), figurando-se como mais uma possibilidade de maximizar a relação entre a Universidade e a sociedade”, afirmou Pedro.
Em âmbito institucional, a proposta teve a participação de diferentes segmentos, contando com o apoio da Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis (AASPP), da Fundação de Apoio Universitário (FAU), da Prefeitura de Uberaba, Superintendência Regional de Ensino de Uberaba (SRE) e Ministério Público. A expectativa é que a instalação do “Dinogarden” se inicie tão logo sejam liberados os recursos da FINEP e que conte com mediadores - bolsistas de extensão e/ou ensino da UFTM - no atendimento ao público visitante.
Página da FINEP com o resultado final das propostas recomendadas em 20 de setembro de 2023:
http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/711
Fotos: arquivo pessoal de Pedro Colombo/UFTM
Redes Sociais