Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM: sua profissão aqui - Agronomia
Início do conteúdo da página
Agronomia

UFTM: sua profissão aqui - Agronomia

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 10h29

O curso de Agronomia da UFTM, no Campus Universitário de Iturama, atualmente sob coordenação do professor Jader Braga Maia, começou a ser oferecido em 2016, com a oferta de 50 vagas anuais, com cinco anos de duração (10 períodos semestrais), contando com time de cerca de 30 docentes qualificados e envolvidos na formação de engenheiros agrônomos amplamente capazes para a demanda do mercado nacional.

Trabalhando na UFTM desde o início de 2017, o professor Flávio Hiroshi Kaneko conseguiu conciliar em sua formação acadêmica ampla relação com os conteúdos que desenvolve no curso de Agronomia, sendo docente, atualmente, dos componentes curriculares Microbacias e gestão ambiental, Culturas de cereais, Culturas de plantas oleaginosas e estimulantes, Culturas de plantas energéticas e fibrosas, Rotação deculturas e Sistemas de produção sustentável.

Flávio concluiu seu mestrado em Agronomia, em Sistemas de produção, no Campus de Ilha Solteira SP da UNESP em 2009, dando continuidade à pesquisa no doutorado, também em Ilha Solteira, concluindo em 2013. Antes de ser docente, atuou no mercado de trabalho desenvolvendo projetos de pesquisas aplicadas e assistência técnica no manejo adequado da fertilidade de solo, uso racional de fertilizantes, agricultura de precisão, planejamento, custo de produção e tratos culturais da soja, milho, feijão, cana-de-açúcar, algodão e pastagens.

Professor Flávio Hiroshi Kaneko (UFTM)

Professor Flávio se graduou em Engenharia Agronômica, também na UNESP de Ilha Solteira, em 2008, destacando suas experiências com os estágios, tanto o obrigatório quanto os não obrigatórios, “fiz diversos estágios extracurriculares, aproveitando os períodos de férias. Mas foi marcante o estágio em uma multinacional da área de genética e melhoramento da cultura do milho em Itumbiara GO. Naquela ocasião, muitas tecnologias ainda estavam em fase de desenvolvimento e hoje estão sendo utilizadas pelos agricultores” externando o quanto é recompensador ter a visão das transformações, sobretudo tecnológicas, no campo da profissão.

Ao ser questionado sobre em quais áreas/setores o egresso do curso de Agronomia pode trabalhar, afirmou que o curso é muito amplo, sendo uma engenharia aplicada a organismos vivos (plantas) com o poder de transformar a realidade econômica e social de um país, “o profissional pode assessorar os produtores rurais a obterem produtividade com rentabilidade e sustentabilidade em todas as etapas do processo de produção agropecuária, englobando pastagens, manejo animal, espécies produtoras de grãos, cana-de-açúcar, espécies florestais, hortaliças, frutíferas, plantas ornamentais, jardins, até campo de futebol e de golfe, por exemplo”, destacou. 

Prof. Flávio Hiroshi Kaneko (UFTM) - lavoura de soja em Iturama MG.

Quanto ao mercado de trabalho, Prof. Flávio explicou que está aquecido, havendo muita demanda por profissionais com bom conhecimento técnico-científico, proativos e capazes de propor soluções às diferentes demandas do setor, com bom relacionamento interpessoal, aptidão para continuidade de estudos e participação ativa em projetos da área: “faltam profissionais capacitados. Entendam que, não basta ser profissional, é preciso propor e implantar soluções para o agronegócio. O curso de Agronomia da UFTM oferece toda a base teórico-prática para esse profissional, no entanto é preciso também de força de vontade, proatividade e disciplina para aproveitar ao máximo o curso”.

Aproximando-se do semestre da formatura, a discente Sarah Visquetti Pedrão, atualmente no 10º período do curso de Agronomia do Campus Universitário de Iturama, há apenas duas semanas realizando estágio, começou a vivenciar importante contexto prático do curso.

Após concluir seu ensino médio na cidade de Mirassol SP, Sarah ingressou no curso em 2019. Questionada sobre o porquê da escolha de Agronomia, respondeu: “a parte de Biológicas sempre foi meu forte. Fiz teste vocacional uma vez e deu Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Florestal. A partir de então, eu comecei a pesquisar sobre os cursos e vi que o que eu mais me adaptaria, a meu ver, seria Agronomia. E não me arrependo dessa escolha”.

Sarah, que já foi bolsista de extensão e atualmente é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig, afirmou que obteve conhecimento sobre o campo de estágio por meio de uma visita realizada pelo curso de Agronomia à empresa onde está estagiando e, posteriormente, por indicação de seu professor orientador, Flávio Hiroshi Kaneko. O estágio que está realizando é em uma empresa na cidade de Chapadão do Sul - MS, que fomenta pesquisas na área de Entomologia (área da Zoologia que estuda os insetos) e Plantas Daninhas, onde são desenvolvidos protocolos de pesquisa relacionados à área, “faz apenas 12 dias úteis que estou atuando ativamente no estágio. Como ainda não iniciamos a safra 23/24, realizei algumas análises em experimentos passados de milho”, destacou.

 Sarah Visquetti Pedrão (UFTM)

Sarah demonstrou estar realizada com o curso, revelou que deseja trabalhar em uma empresa, multinacional ou não, que fomente seu crescimento profissional, confidenciando ainda planos de empreender seu próprio negócio. Para aqueles que estejam pensando em cursar Agronomia, declarou que é preciso fazer se gostar do curso, mas chamou a atenção para o fato de que é necessário, sobretudo, persistência, “haverá momentos difíceis na faculdade, poderá haver matérias que de início não agradarão muito, mas pensando sempre em um bem maior, talvez essa área que não agrada na faculdade seja no futuro exatamente seu posto de trabalho. É preciso levar sempre a faculdade com leveza e determinação e, principalmente, nunca deixar as coisas pra última hora” finalizou.

Fotos: créditos/participantes

Este texto constitui parte do projeto de ensino “UFTM: sua profissão aqui”, desenvolvido pela Divisão de Apoio ao Ensino -  DAEN/DGE/PROENS, contando com parceria do Cefores e da Comunicação Social/UFTM. Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Assunto(s): UFTM , Profissão
Fim do conteúdo da página