Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão estimula interesse pela matemática em escolas do ensino básico
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Projeto de extensão estimula interesse pela matemática em escolas do ensino básico

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 09h43

A matemática não se trata apenas de números e contas, vai muito além, ela está na rotina de nossas vidas e no progresso da sociedade. É usada tanto no processo de fazer um bolo (como volume, proporção) quanto de deixar de pé e firme o maior prédio do mundo (geometria, peso, etc). E é no sentido de revelar as curiosidades e a alta importância dessa discreta ciência para alunos do ensino básico de Uberaba que foi criado o projeto de extensão da UFTM “Mostra de Matemática: os Matemaníacos”.

O projeto busca integrar escolas do ensino básico com a universidade por meio da idealização da possibilidade de tratar diferentes práticas de matemática a partir de situações de aprendizagem. Participam do “Matemaníacos” doze alunos, bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET, do curso de Licenciatura em Matemática da UFTM, a professora tutora do PET e coordenadora do projeto, Vanessa de Paula Cintra, em parceria com os professores Rafael Rodrigo Ottoboni e Rafael Peixoto, do Departamento de Matemática, e a professora Carla Cristina Pompeu, do Departamento em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias. O projeto também conta com o apoio da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba.

 

Matemaníacos na Escola Sesi
Matemaníacos na Escola Sesi

 

Entre as práticas, o projeto propõe atividades para ensinar matemática para alunos de escolas públicas e particulares do ensino básico de Uberaba. Para isso, foi aberto um agendamento para marcação dos dias e horários para a presença dos Matemaníacos nas escolas interessadas. O contato acontece por interesse prévio das escolas ou indicação, por e-mail ou na página do PET-Matemática nas redes sociais.

As atividades propostas pelo grupo partiram de estudos teóricos e metodológicos da área de Educação em Matemática.

Participação em eventos

Desde maio de 2023, a Mostra dos Matemaníacos fez-se presente em cinco eventos.

O primeiro evento ocorreu na Escola Estadual Quintiliano Jardim, inclusiva, que atende alunos com e sem necessidades educacionais especiais. Os petianos apresentaram as atividades juntamente com professores colaboradores. Houve apoio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais.

O segundo evento dos Matemaníacos foi em uma escola particular da cidade, Escola SESI. Os petianos, com os professores envolvidos no projeto, desenvolveram as atividades da Mostra. Diversas turmas participaram das atividades que, de acordo com os Matemaníacos, se interessaram bastante.

Atividade de Curvas - trabalha velocidade, distância, gravidade
Atividade de Curvas - trabalha velocidade, distância, gravidade na Escola Sesi

 

O terceiro evento ocorreu na UFTM, onde os Matemaníacos participaram de um projeto da própria Instituição que traz alunos do Ensino Básico para conhecer os cursos da graduação e técnicos. Divididos em grupos de dez pessoas, os alunos visitaram o espaço acadêmico e viram a exposição dos materiais utilizados na Mostra dos Matemaníacos.

O quarto momento foi na Feira de Profissões da UFTM. Com o apoio dos professores envolvidos no projeto, apresentaram as atividades da Mostra para alunos de ensino básico da cidade e da região. No estande do curso de Licenciatura em Matemática, os visitantes conheceram as atividades dos Matemaníacos por serem lúdicas, divertidas e uma novidade para o ensino da matéria.

Matemaníacos na Feira de Profissões da UFTM
Matemaníacos na Feira de Profissões da UFTM

 

A quinta participação dos Matemaníacos na escola foi na Escola Estadual Santa Terezinha. Os petianos apresentaram as atividades com o apoio de dois professores colaboradores do projeto.

Nessa semana, os Matemaníacos participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e recebem os alunos visitantes no laboratório de Matemática da UFTM. Por meio da Mostra, os Matemaníacos buscam divulgar diferentes possibilidades de compreender e mobilizar ferramentas matemáticas. Foi registrado o envolvimento de cerca de 1,8 mil alunos até o momento. 

Atividades dos Matemaníacos

A Mostra conta com atividades sobre temas da matemática como combinações, arranjo, volume, raciocínio logico, teorema de Pitágoras, número Pi, sequencias, números inteiros, ângulos, operações, geometria.

Entre as atividades, está “As aparências enganam?”, que trabalha a ideia de capacidade e volume. O petiano mostra como funciona. Usa duas folhas tamanho A4, uma delas enrola na vertical e a outra na horizontal. Os cilindros formados são diferentes, um mais baixo outro mais alto. A partir dessa experiência, faz perguntas. Se têm o mesmo volume e qual seria o maior? Ao final, é demonstrado matematicamente que tem volumes diferentes.

 

Atividade
Atividade "As aparências enganam?", na E.E. Quintilhano Jardim

 

 “Em busca do Rei” é uma atividade para quem se interessa pelo jogo de xadrez. É sobre o movimento da peça do cavalo no tabuleiro. O desafio é descobrir qual o menor caminho possível da peça para chegar na casa do rei e capturá-lo. Os participantes conhecem as regras do jogo, escolhem um dos cavalos e disputam entre si para encontrar um dos menores caminhos possíveis de quantidade de movimentos da peça. A atividade pretende provocar uma competição saudável e desenvolver o raciocínio lógico.

 

Atividade no jogo de xadrez
Atividade "Em busca do Rei", na Escola Sesi

 

As atividades foram desenvolvidas com o olhar atento para a diversidade e já no primeiro evento, na escola inclusiva, houve a participação de alunos com deficiência auditiva. “Essa experiência nos oportunizou novos olhares para a diversidade que se mostra presente nas escolas e assim analisar nossas atividades, ações e práticas didáticas, uma vez que para a elaboração das atividades da Mostra tivemos o cuidado de pensar em atividades com olhar atento para todos. Ao trabalharmos o visual, permitimos aos alunos surdos superar as limitações de ordem auditiva, para construir seu conhecimento de mundo, relacionando-o a imaginação, linguagem e a realidade. Ressaltamos ainda a importância do interprete da Língua Brasileira de Sinais para a compreensão dos objetivos propostos em cada atividade”, explicou a professora Vanessa de Paula Cintra, coordenadora do projeto de extensão.

Ana Luiza Muniz Corrêa, discente do 8º período do curso de Licenciatura em Matemática da UFTM, faz parte do PET Matemática e consequentemente da Mostra Matemática - Matemaníacos da UFTM. “Através do projeto pude adquirir novas experiências e conhecimentos, além de me proporcionar novos olhares para a diversidade, já que fomos em escolas inclusivas. Durante a preparação das atividades conseguimos explorar nossa criatividade e pensar em novas ferramentas e recursos pedagógicos para favorecer a aprendizagem em matemática para todos. Acredito que os Matemaníacos é um excelente projeto para nossa formação inicial como futuro professor, pois criamos, aplicamos e vivenciamos a prática, além de aproximar os alunos da escola básica da Universidade”, concluiu Ana Luiza.

Se você é de Uberaba e quer os Matemaníacos na sua escola, entre em contato com a coordenação do projeto pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou pelas nossas redes sociais @petmatuftm.

 

Fotos: Projeto de extensão dos Matemaníacos/UFTM

 

Fim do conteúdo da página