Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Cerimônia de apresentação dos fósseis encontrados durante o desenvolvimento do programa paleontológico na BR050
Início do conteúdo da página
Geoparque

Cerimônia de apresentação dos fósseis encontrados durante o desenvolvimento do programa paleontológico na BR050

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 18h51

SÍTIO PALEONTOLÓGICO DESCOBERTO EM UBERABA APORTA RELEVANTES INFORMAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA CIDADE COMO A TERRA DOS DINOSSAUROS DO BRASIL

Mais uma vez Uberaba é referência em descobertas e estudos paleontológicos. Dessa vez, os achados vieram de um trabalho em conjunto entre as empresas ECO050 (concessionária da EcoRodovias, responsável pela BR-050), e a GEOPAC CONSULTORIA AMBIENTAL responsável pelo programa de monitoramento e salvamento paleontológico neste trecho da rodovia, em atendimento às políticas públicas de geoconservação implantadas em todo território do Aspirante Geoparque Uberaba.

O Paleontólogo Paulo Macedo (GeoPac), responsável pelo monitoramento sistemático das frentes de obra, também atua na recuperação dos achados em parceria com outros especialistas nesta temática, sendo o responsável maior pela salvaguarda dos registros fósseis seccionados pelas obras da Eco050 (concessionária do Grupo EcoRodovias). Desde 2021, vem acompanhando todas as obras realizadas por esta concessionária. Durante reparos em um talude da BR-050, no início do mês anterior, começaram a ser encontrados alguns fragmentos ósseos atribuídos a titanossauros, inseridos na Formação Uberaba, datada de cerca de 83 milhões de anos atrás. Sem dúvida esta unidade geológica que leva o nome da cidade tem se mostrado bastante fossilífera desde os anos de 1950, o grande problema é que com o avanço das construções sem o devido monitoramento paleontológico muitos destes fósseis possivelmente foram destruídos ou extraviados. Hoje toda a mancha urbana e zonas de expansão da cidade, estão passando por uma criteriosa avaliação através da legislação em vigor a partir de 2015, fato este que levou o Ministério Público de Minas Gerais MPMG, a Prefeitura da Cidade PMU, Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM e o Ministério Público Federal MPF, reunirem em uma força tarefa para dar um suporte a mais à Portaria Conjunta SEMAM/SESURB/SEPLAN/SEOB Nº 003/2015003/2015, por meio do “ZONEAMENTO PALEONTOLÓGICO”, uma nova ferramenta de avaliação que possibilitará um maior aperfeiçoamento e detalhamento preciso, no mapeamento das áreas críticas de ocorrências fossilíferas.

Na coletiva, serão entregues ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da UFTM, 22 blocos com dezenas de fósseis, dentre eles vértebras, costelas e   fragmentos ainda não identificados. Só após a preparação destes exemplares é que se poderá ter uma visão mais realista da representatividade científica desta descoberta. Ainda está prevista uma última investigação no local das descobertas, a partir da fragmentação criteriosa de blocos maiores de rochas que ficaram no afloramento, totalizando cerca de 8 toneladas.

 

A entrega do material ocorrerá no dia 07 de dezembro, às 09:00h, em uma coletiva de imprensa no auditório do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, com a presença do diretor do Museu (Diogo Nobre), a presidente da Associação Geoparque Uberaba (Paula Cusinato), o promotor de justiça do MPMG (Dr. Carlos Alberto Valera) responsável pelas grandes ações de Geoconservação do Patrimônio Paleontológico do território do Aspirante Geoparque Uberaba. Também o paleontólogo responsável pelas descobertas (Paulo Macedo - GEOPAC) e a responsável pelo Departamento de Sustentabilidade da Eco050 (Daniela Almeida). Os esclarecimentos serão realizados pela equipe do Comitê Geocientíficio da Associação Geoparque, o Paleontólogo Thiago da Silva Marinho, o Geólogo Luiz Carlos B. Ribeiro e a Geocientista Izadora Pizzi, com grande experiência em programas ambientais de paleontologia, estudos, descrições e publicação de artigos científicos. Além da entrega dos materiais, será assinado o Protocolo de Intenção entre a Eco050 e a Associação Geoparque Uberaba, para estabelecimentos de projetos em conjuntos, em especial Sítios da Geodiversidade e Geossítios de relevância internacional como o Geossítio Serra da Galga, de onde provém o maior dinossauro do Brasil, Uberabatitan ribeiroi, bem como o recente fóssil descrito nesta mesma localidade, que apontou ser o maior dente de titanossauro do mundo descrito até a presente data. Seria um Uberabatitan ribeiroi maior do que foi registrado, 28m de comprimento por 14 m de altura??? 

Texto: Comitê Geocientífico da Associação Geoparque Uberaba

Fim do conteúdo da página